Cleanfit a nova tendência de moda na China
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China envia recado: Adeus Gorpcore. Olá Cleanfit

A nova tendência Cleanfit já anda nas ruas das cidades chinesas e é esperar que este minimalismo na moda chegue a outros mercados.

Nos últimos anos a China assumiu-se como um mercado que dita tendências. E é de lá que vem o alerta, depois do Gorpcore a moda quer-se Cleanfit. Em 2017, The Cut publicava um artigo sobre a tendência que apelidou de Gorpcore, um jogo de palavras sobre passas e amendoins, que os caminhantes ao ar livre comiam na China. E a tendência mostrava que a moda funcional e a estética da roupa para montanha se tinha transformado numa espécie de uniforme de streetwear.

Marcas globais como a Patagonia ou a The North Face, dois exemplos deste estilo, viveram anos dourados, a tendência inspirou também colaborações como a da Salomon com a Comme Des Garçons, surgiram marcas próprias no mercado chinês e as redes sociais vestiram-se de Gorpcore. Mas a China diz-nos agora que usar um casaco corta vento ou anoraque em plena cidade se tornou mainstream, e que os consumidores se viraram para o Cleanfit.

A nova tendência que anda nas ruas das principais cidades chinesas, a tal “moda limpa”, surge com uma estética simples, peças sem logotipos e o princípio é o do minimalismo. Se já conhecíamos a chamada clean girl aesthetic, uma jovem da geração Z que segue uma dieta cuidada, treina e usa pouca ou quase nenhuma maquilhagem, agora é juntar-lhe um look como umas Birkenstock com meias brancas, jeans largos e uma camisa simples. Se quisermos, é pegar no look casual e no conforto do Gorpcore, e transformá-lo numa versão mais clean, com aposta nos básicos e em cortes mais simples.

Como qualquer outra tendência, traz consigo um novo comportamento, uma nova atitude, uma mudança na sociedade, e, neste caso, sugere que que os consumidores chineses procuram uma maior simplicidade nas suas vidas.

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