Obsidian. Fotografia: D.R.
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A marca de Cláudia Vieira é um sucesso com "significado fortíssimo"

Obsidian, a marca de Cláudia Vieira que explode como um vulcão e esgota.

A marca Obsidian — fundada pelo trio composto pela atriz Cláudia Vieira, a stylist Gabriela Pinheiro, e a gestora de marketing Raquel Vasconcelos — foi lançada a 13 de outubro. De um dia para o outro, algumas peças da nova marca feminina portuguesa, com selo de sustentabilidade, esgotaram. 

As portuguesas parecem estar mais atentas à sustentabilidade do que se podia esperar e dispostas a cuidar do futuro. Ainda assim, Cláudia Vieira não ficou surpreendida pelas primeiras peças terem esgotado.

“Não seria difícil que isso acontecesse porque realmente fizemos um número reduzido de algumas das peças e modelos. Não queremos produzir em excesso e ter excesso de stock", começa por explicar a atriz à Versa.  

O valor das peças pode parecer acima do habitual, para quem não está habituado ao mercado sustentável e a justificação é óbvia. “Incrivelmente, as nossas margens são baixinhas. Deve-se muito às quantidades que produzimos (o facto de ser pouca quantidade aumenta substancialmente o preço), aos materiais utilizados e ao método de produção, precisamente para que fosse ao encontro do mais sustentável possível”, continua.  

As coleções cápsula são a base para atingir o objetivo do projeto, ser sustentável, e a primeira é composta por 11 peças, três delas já esgotadas — pelo menos até à publicação deste artigo, já que em segundos nunca se sabe quem mais não resiste ao padrão xadrez, um clássico intemporal que vai aparecendo de tempos a tempos, ou às cores arrojadas que aqui contrariam o perfil habitual da moda sustentável.

 

"Não é comum uma marca com esta característica [referindo-se à sustentabilidade] fuja tanto daqueles tons claros, pastéis, neutros, e ser assim mais intensa”, ou arriscada, como refere Cláudia Vieira.  

O trio Obsidian que é vulcão com sensibilidade de vidro  

A palavra Obsidian promete vir a fazer parte do nosso vocabulário sempre que for lançada uma nova coleção-cápsula da marca portuguesa (algo pode vir a acontecer já perto deste Natal ou no início de 2023). Mas o que significa mesmo este nome?  

“Obsidian tem um significado fortíssimo. É uma rocha de origem vulcânica, que, quando expelida do vulcão, solidifica-se e transforma-se em vidro”, explica a atriz, acrescentando que a rocha foi escolhida para dar nome à marca focada em mulheres, precisamente por se parecer com elas. “É forte e resistente, mas ao mesmo tempo sensível. É intensa e frágil. Tem algumas características que sentimos serem também um bocadinho características das mulheres".  

Diríamos ainda que tem as características do trio empreendedor que lançou a Obsidian.

Primeiro, surgiu o convite da stylist Gabriela Pinheiro a Cláudia Vieira. Ambas mantinham uma amizade de longa data e a paixão por moda. Depois, dadas as agendas “loucas” de ambas, incompatíveis com a responsabilidade de dar conta de um projeto sozinhas, decidiram juntar Raquel Vasconcelos, gestora de Marketing e com vasta experiência no mundo empresarial.   

As três decidiram criar uma marca de roupa que, para Cláudia Vieira, só faria sentido ser sustentável — não por ser tendência fazê-lo, mas porque é uma causa que já a acompanha diariamente. 

“Estranharia lançar uma marca que não tivesse a ver com este tema. Sustentabilidade é uma questão que me preocupa, que faz parte do meu dia a dia, de diversas formas. No consumo que faço da água, da energia, por fazer reciclagem em casa, na educação que dou às minhas filhas e na gestão de tudo o que faço no dia a dia”, diz.  

Da vida privada para a empresarial, a atriz levou esta responsabilidade para a Obsidian, assim como Gabriela e Raquel que, além de terem como objetivo oferecer moda mais sustentável que passe de geração em geração — e, diga-se de passagem, 'fashion' —, deixam uma promessa. "Vamo-nos adaptando, surpreendendo e anunciado com o devido tempo quando é que a próxima cápsula está prestes a sair”, refere Cláudia Vieira.  

A primeira coleção, ou o que ainda resta dela, está à venda online e também na Loja das Meias no centro Comercial Amoreias, em Lisboa, bem como no Norte Shopping, em Matosinhos, e na Just Ceuta, no Porto. Na galeria de imagens, podes já espreitar as tuas peças favoritas.

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