Fotografia: Instagram
Coolhunting

Do trabalho à moda: o estilo de vida de uma pivô da CNN Portugal

Há a Isaura Quevedo pivô e há a Isaura de casa e dos amigos, a VERSA foi à descoberta do mundo de um dos rostos da CNN Portugal.

Quem acompanha o pequeno-almoço, de segunda-feira a sexta-feira, com a CNN Portugal, sabe que todas as manhãs há três rostos a dar as notícias do mundo: André Neto de Oliveira, Diana Bouça-Nova e Isaura Quevedo. O trio apresenta o Novo Dia há precisamente um ano, celebrado esta terça-feira, 22 de novembro. 

A marca televisiva internacional chegou a Portugal em 2021 e, como dizem tantas vezes, estão "em todas as frentes”. Mas como será a vida de cada pivô atrás das câmaras? Quem são, como se preparam para os momentos de informação, e o que fazem fora deles? 

A VERSA foi à procura do outro lado dos jornalistas e escolheu Isaura Quevedo, de 29 anos, pivô do Novo Dia e de certo modo influencer (com 31.2 mil seguidores no Instagram).

O dia a dia na CNN Portugal 

Isaura Quevedo ainda se lembra do dia em que, com surpresa, foi desafiada para ser pivô do novo canal de informação. A proposta foi feita por Nuno Santos, diretor da CNN Portugal, e Isaura aceitou logo, mas não sem pensar nos prós e contras. 

“Apesar de estar num tipo de trabalho que envolve alguma exposição, sou uma pessoa algo tímida, então pensei logo nas implicações que isso teria. Porque jogar a minha timidez e o estar todos os dias à frente de uma câmara, ia ser complexo. Mas aceitei logo, porque era um novo desafio e uma nova oportunidade para fazer algo que nunca fiz.” 

Já lá vai um ano de desafios — entre eles a cobertura da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a morte da Rainha Isabel Il e as eleições no Brasil — e também de novas rotinas, diríamos, exaustivas.  

Por norma, acordo às 3h30 da manhã. Deito-me idealmente às 20h/21h, para ainda dormir seis a sete horas, no mínimo, mas é muito difícil. Às 4h já estou na redação. Quando chego, estou com a equipa a preparar o jornal. O editor faz-nos um pequeno briefing de quem vão os nossos convidados e os diretos durante a emissão do Novo Dia. Preparo as entrevistas, atualizo-me com o que são as notícias do dia. Isto tudo tem de ser de forma super rápida, porque o tempo é cronometrado de manhã”, conta, e continua a descrever a azáfama. 

“Vou logo para a maquilhagem às 5h, às 5h30 já estou no cabelo e depois vou vestir muito rapidamente. De seguida, só tenho tempo de apanhar as minhas cábulas para levar para estúdio e tenho logo que ser 'micada', sentar na secretária e às 5h58 estamos a entrar no ar. É tudo muito a correr neste horário da manhã."  

Estão cansados com a descrição? Nós também. Por isso mesmo é hora de saber como se descansa deste ritmo frenético.

A jornalista que já fez ballet e vólei federado  

Como para qualquer pessoa, as folgas de Isaura Quevedo são para desligar do trabalho e pôr em modo on o lazer. Um dos seus maiores prazeres é o desporto.  

"Aproveito para fazer exercício físico, porque acabo por ter mais tempo durante o fim de semana e mais calma. A minha rotina tem de ser muito acelerada durante a semana, quer seja porque tenho de ir dormir muito cedo, quer seja porque tenho de encaixar uma sesta todas as tardes para conseguir funcionar com este horário”.  

Não é por acaso que para a jornalista da CNN Portugal o exercício físico vem em primeiro lugar nas folgas, dado que foi uma prioridade na sua vida durante muitos anos.  

"Sempre fiz exercício todos os dias. Fiz ballet até aos meus 18 anos e também vólei federado. Tive sempre atividade física ativa durante a minha juventude e deixar de ter isso quando passei a trabalhar foi um choque muito grande. No último ano estive a fazer ballet, mas agora parei um bocadinho porque já não conseguia encaixar as aulas com este novo horário. Mas sempre que consigo tento ir a uma aula de ballet, ou ginásio ou cycling”, diz. 

Além do desporto, também há lazer em modo slow. Isaura Quevedo aproveita para estar com amigos, para almoçar fora e ler. “Sou mesmo uma nerd dos livros, tenho sempre algo que estou a ler.” 

O estilo no trabalho 

Um jornalista que seja pivô tem a sua imagem exposta durante largas horas e, pela própria função, acabamos por ver sempre um registo mais sério. O guarda-roupa espelha isso mesmo e o que Isaura Quevedo usa na CNN Portugal é escolhido por Dora Rogério, stylist da informação da CNN Portugal, em quem a jornalista de 29 anos confia para decidir as roupas a usar no Novo Dia.  

“Ainda estou no caminho para tentar descobrir a minha identidade de estilo enquanto jornalista na CNN Portugal. Isto porque não foi uma prioridade minha focar-me muito na questão da imagem neste último ano. Como sou pivô de primeira viagem, digamos assim — toda a gente que está no ar já tinha experiência menos eu —, foquei-me ainda em absorver todas as outras coisas que implicam a função, para depois me concentrar talvez no aspeto da imagem. Mas daqui para a frente sei que tenho de ter uma identidade visual e gostava de começar a defini-la e fundi-la com aquilo que é a minha personalidade”. 

Qual é então o estilo de Isaura Quevedo fora do ar? 

Formal a partir das 5h58 e indefinido depois das 10h. A jornalista diz que, em termos de estilo, acha que tem uma “Isaura fora da CNN e outra dentro", sendo que fora do ar veste-se conforme o que lhe apetece — uns dias baggy, outros classic.  

"É muito difícil definir o meu estilo, acho que até por influência do meu signo. Sou balança, ou seja, é um signo que tem muitas dificuldades em tomar decisões. Sou uma pessoa que tem muitos mundos, muitas ‘Isauras’ dentro de mim”, brinca. 

“Há dias em que vou completamente oversized, quanto mais largo for o blazer ou as calças e mais baggy tudo estiver, é como mais me sinto confortável. Como também gosto de estar com um sapato que me dê altura e uma roupa mais formal, peças mais clássicas", refere.  

Atualmente, inspira-se no que vê no Instagram, mas ainda tem influência tudo o que foi aprendendo enquanto consumidora e ex-jornalista da Vogue Portugal.  

"Antes de ir trabalhar para a Vogue, já era uma fã da revista e teve alguma influência. Não na definição do meu estilo, já tinha um estilo definido antes de ir para lá, mas talvez na forma como me inspiro”.  

As tendências favoritas 

Conforto é palavra de ordem no dia a dia da jornalista da CNN Portugal. Quem diria que as UGG estariam de volta e nos pés da figura de informação do canal?

"A tendência que mais ando a gostar ultimamente são as botas UGG, porque além de confortáveis, o que é muito importante para sair de casa de madrugada, acho que passa um ar super descontraído e cool. E também acho muita graça àquelas socas da Birkenstock, portanto, é um estilo completamente diferente do que uso no ar”, continua.  

Referências no mundo da moda 

Amigos e família de Isaura Quevedo, se estão a pensar no que lhe oferecer no Natal, não precisam de pensar mais: Jacquemus. "Diria que o designer Jacquemus inspira-me imenso em tudo o que faço. Acho que não há uma coleção em que não queira todas as peças. Era daquele tipo de presentes que poderia sempre receber e com o qual estaria muito contente”, refere Isaura.  

Quanto a estilo, a referência da jornalista da CNN Portugal é Kendall Jenner por, tal como ela, não ter um estilo próprio. "Tanto está completamente prática, como cheia de glamour ou super formal. Ela consegue dar um cunho muito pessoal a todos os looks.” 

Virando para as referências nacionais, Catarina Mira é a influencer portuguesa que está na mira da Isaura Quevedo. "Tem um estilo chique, com criatividade, diferente, e adequado a todas as circunstâncias.” 

Skin care. Quem acorda as 3h30 tem tempo para isso? 

Tem e não descura em nada. A prioridade de Isaura Quevedo é a hidratação, em parte pelo facto de o trabalho exigir que todos os dias seja maquilhada, sendo por isso uma agressão para a pele. 

"Mal saio do estúdio, vou logo para a maquilhagem da CNN Portugal para retirar. Depois, quando chego a casa, lavo a cara com um gel de limpeza e apesar de já terem colocado o hidratante na TVI, volto a colocar só umas gotas se hidratação, só para não deixar a pele sem nada depois de lavar. E, por norma, parto para a minha sesta. Depois à noite, não consigo dormir sem passar um tónico ou uma água das rosas e, novamente, um creme de noite para dormir”.  

O dia de casamento ideal 

Isaura Quevedo usou a sua via de informação, o Instagram, para revelar que vai casar. O pedido foi feito em outubro e anunciado através de um vídeo romântico e agora os milhares de seguidores estão expectantes para saber como vai ser o casamento da jornalista.  

"Idealizo um dia muito feliz e neste processo todo tenho feito questão de não estar stressada ou ansiosa. Estou a tentar desfrutar da viagem que é preparar o casamento e até agora estou a adorar”, conta.

“Quanto ao vestido, por acaso é a questão na qual tenho mais incógnitas e provavelmente a que me fazem mais. Mas acho que não podem faltar mangas, gosto muito. Dá um ar muito chique ao vestido. Se bem que tenho de pensar bem na questão, porque como vou casar no Alentejo, à partida (e é o que desejo), vai estar calor, por isso tenho de pensar numa boa solução para não derreter”, brinca a jornalista que já chegou a pensar, “numa segunda vida, ser wedding planner".  

Design e Artes

Quando arte e gastronomia não chegam, a Louis Vuitton promete um hotel

O destino é claro e as promessas são imensas. Vestir Louis Vuitton não é suficiente e a casa francesa investe numa experiência com tudo a que temos direito.

Coolhunting