Color Square diVERSA | Edição: Vasco dos Santos
Coolhunting

Esta marca portuguesa ilustra as roupas das crianças

A Color Square, que nasceu como concept store, veste agora crianças com contos ilustrados por artistas portugueses que dão asas aos sonhos.

Era uma vez uma mãe e filha, Inês Figueiredo, de 40 anos, e Teresa Figueiredo, de 63, que criaram uma marca a pensar na felicidade das crianças. A Color Square surgiu em setembro de 2022, enquanto concept store, e em abril de 2023 lança a primeira coleção de roupa orgânica e feita em Portugal. 

Nesta nova história, personagens ganham vida através de t-shirts, coletes, jardineiras, calças e meias. As peças são, assim, estampadas com ilustrações de artistas portugueses e Maria Remédio é a primeira a recorrer ao imaginário infantil para ilustrar a coleção de roupa.

“Cada desenho impresso numa peça de roupa conta um conto. Os lápis nas t-shirts e meias dão asas à imaginação e iluminam as ideias; nos bolsos das jardineiras bordados com a lua, as estrelas e os planetas podem ser guardados muitos universos (inventados, secretos, desejados ou achados); e as borboletas – leves, livres, sonhadoras, traquinas e prontas para todas as brincadeiras –, estão num vestido prático e versátil que dá espaço e liberdade para que as crianças possam fazer tudo o que quiserem”, explica Inês Figueiredo, co-fundadora da marca.  

 

Unissexo e intemporal é como se define a Artist Edition by Maria Remédio. A ideia é que, com esta coleção, todas as crianças vistam "ilustrações que foram criadas por artistas que estimulam a sua criatividade e dão asas aos seus sonhos" através das histórias que vestem. 

Com a roupa e brinquedos, viverão felizes para sempre

Antes mesmo de as crianças puderem vestir estas histórias pintadas por Maria Remédio a encarnado, azulão, verde esperança e amarelo, já as podiam criar através dos artigos da concept store Color Square.

Referimo-nos aos brinquedos feitos de madeira e materiais reciclados, pensados para desafiar a criatividade das brincadeiras das crianças; aos livros que levam os mais novos até à natureza e educam para temas como a diversidade e saúde mental; bem como os jogos e brinquedos de construção que pretendem reunir a família.

No futuro está prevista a abertura de uma loja física em Lisboa, mas, até lá, os artigos e a nova coleção de roupa (dos €12 aos €75) podem ser encontrados no site Color Square

Design e Artes

Os novos azulejos Viúva Lamego jogam com as sombras e geometria

A nova coleção da fábrica atelier centenária resultou de uma parceria com o arquiteto Miguel Saraiva. Os três modelos de azulejos desenvolvidos têm três formas geométricas distintas.

Coolhunting