Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Swipe left or right: guia para decifrar o sucesso de um encontro

O primeiro date é como uma prova de fogo: dita se é para haver um segundo encontro e revela quais as intenções de cada um. Mas nem tudo é o que parece.

Num mundo em que o digital faz parte do nosso dia a dia, os encontros são muitas vezes marcados através de plataformas como o Tinder ou o Bumble mas, independentemente de ser old or new way, um primeiro encontro é sempre um momento de incertezas e suspense.   

Nunca sabemos o que esperar do outro lado, pelo que estamos atentos a todos os sinais, em especial à linguagem corporal. 

Pode haver quem seja cético sobre o assunto, mas também quem acredite que o corpo diz muito sobre o que nos vai na mente. Fomos tentar perceber o que é que os gestos dizem sobre aquilo que vai na cabeça de cada um num encontro, com a ajuda da interpretação da psicóloga Marta Rodrigues. 

A pessoa não consegue olhar-te nos olhos 

Num primeiro encontro, pode apenas significar que a pessoa está ansiosa. Por outro lado, pode significar que está insegura e até que tem receio de poder ser julgada. É importante termos em atenção que a questão de mais ou menos contacto visual também pode ser uma característica da própria pessoa e está tudo bem. Por exemplo, pode ser mais tímida e sentir-se mais confortável com o passar do tempo e com o desenvolvimento da relação. 

Sinais de nervosismo  

Há alguns sinais básicos de nervosismo, mas não são iguais para toda a gente. Por exemplo, enquanto algumas pessoas falam muito e até mais rápido quando estão nervosas, outras sentem-se e manifestam-se mais apáticas e caladas. Qualquer um destes, tal como alguma agitação corporal, suores, tremores, rubor facial, bem como tantos outros, podem ser sinais de nervosismo.  

É mau sinal o outro estar nervoso? 

Mas estar nervoso não é, de todo, algo mau ou negativo. Em primeiro lugar, os sinais de nervosismo podem denotar alguma preocupação ou consideração e isso pode significar que aquela pessoa está investida naquele encontro ou relação. 

Ficamos ansiosos porque nos importamos, será isso uma coisa má? Claro que fora de um certo limite também pode significar que esta pessoa tem muito medo de falhar, ser julgada ou que a sua autoconfiança está em baixo, por exemplo. 

Identificar quando uma pessoa só quer sexo 

Num primeiro encontro, se não falarem abertamente sobre isso, é um bocadinho difícil perceber. Ainda assim, se a pessoa está connosco e não se importa com o que pensamos ou em conhecer o que somos, não procura saber mais sobre a nossa história, os nossos interesses, o nosso quotidiano e tem apenas investidas físicas e conversas e comportamentos sexualizados, à partida sabemos que está mais motivada para o sexo. 

Agora, sem este cenário tão claro, é mais complexo entender, porque as pessoas são todas diferentes e comportam-se de forma diferente. Já que cada ser humano ainda não traz manual de instruções, teremos de arriscar a conhecê-los para saber mais. 

Entender mixed signals 

Muitas vezes dizem-me coisas deste género: “Ele/a disse que não quer uma relação séria, mas depois é só mixed signals” ou “ele/a disse que somos só amigos coloridos e que a nossa relação é apenas sexual, mas eu acho que ele/a tem é medo de se envolver emocionalmente”.  

Não interpretem coisas a mais quando a comunicação é tão explícita: se a pessoa diz que é sexo, é porque é sexo; se a pessoa diz que não quer uma relação séria, é porque não quer uma relação séria. Não digo que as pessoas não possam estar a ser instáveis ou incongruentes, mas na maior parte das vezes esses sinais “confusos” dizem mais sobre vocês e sobre o que gostariam que fosse verdade do que sobre a outra pessoa. 

 

 

 

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação partilhada por Psicóloga | Marta Rodrigues (@marta.sinapsi)

A pessoa não está preparada para uma relação 

Acredito que esta é a questão mais fácil. A resposta é perguntar-lhe. Não há nada melhor do que perguntar ao outro quando queremos saber algo sobre o outro. Um dos melhores ingredientes para uma boa relação (seja de que tipo for) é interpretar menos e comunicar mais. 

Quando avançar para o primeiro beijo 

Isto é extremamente subjetivo. Tem que rolar um clima, não é? Brincadeiras à parte, se ambos se tentam aproximar, mantêm algum contacto físico, como toques ou um abraço, mãos dadas, por exemplo, pode ser um momento propício. Isto no que toca ao comportamento não verbal.  

Por outro lado, se a outra pessoa já manifestou que não quer que aconteça, que prefere ir com calma ou se já verbalizou qualquer coisa sobre o assunto, é esse o caminho que deve ser respeitado. 

Sinais de interesse

Depende muito de pessoa para pessoa, mas se temos alguém que nos trata bem, que nos faz sentir bem, que tenta tomar iniciativa, que nos procura, que quer saber de nós, do que somos, da nossa história, dos nossos interesses, dos nossos sonhos, é sinal de que está interessada de alguma maneira.  

Perceber que não é para avançar  

Se a pessoa nunca toma iniciativa para sair, para falar, para combinar seja o que for, se não responde às mensagens, só fala de longe a longe ou demora séculos a responder. Se nunca sabe o que quer e está sempre a mudar de opinião ou de interesse, se diz uma coisa, mas as suas atitudes são sempre incongruentes, ou se estamos num encontro e ela não nos está a ouvir, está sempre no telemóvel, só sabe falar sobre ela, é natural pensarmos que não está interessada e, na minha opinião, o que devemos fazer é perguntar claramente.  

Das duas uma: ou é hora de alinharmos expectativas e encontrarmos um equilíbrio dentro daquela relação, ou é tempo de avançar e deixar a outra pessoa para trás. 

Comportamento que indica que foi um date de sucesso

Antes de tentarmos descodificar se para a outra pessoa foi um sucesso ou um desastre, devemos aprender a perguntar às nossas emoções como foi para elas. Questionem-se sobre a forma como se ficaram a sentir, emocionalmente, fisicamente, intelectualmente. Eu senti-me ouvido? Senti-me compreendido? Senti-me desejado? As nossas emoções dizem-nos muito sobre o que está a acontecer dentro de nós e também à nossa volta. É importante aprender a escutá-las.

Quanto ao rumo do encontro, podemos avaliar na outra pessoa o nível de proximidade física, mas também emocional. O à vontade, os risos, se verbalizou interesse em repetir, se elogiou ou não.

Coolhunting

12 presentes de Natal para quem tem sempre frio, desde 3,99 euros

Se fazes parte daquele grupo de pessoas que está sempre com frio, nada temas. Damos-te 12 sugestões de presentes que podes pedir neste Natal, de €3,99 a €69,99.

Coolhunting