Carol Hilsum, Senior Director of Product Innovation da FARTETCH
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“Na Farfetch já estamos a lançar iniciativas com Inteligência Artificial”

Carol Hilsum, Senior Director of Product Innovation da Farfetch, em entrevista à VERSA, explica como a marca continua a investir na tecnologia para reinventar o luxo e a moda.

Moda, luxo e tecnologia. E quando se juntam os três a Farfetch continua a ser a grande referência mundial. Em entrevista exclusiva à VERSA, Carol Hilsum, Senior Director of Product Innovation, revela-nos as novas apostas do grupo fundado pelo português José Neves, em áreas como a Inteligência Artificial (IA) e até o Metaverso.

O que o continua a ser apaixonante na indústria da moda e em particular no setor do luxo?

A indústria da moda de luxo é extremamente resiliente e continua a entusiasmar-me assistir à sua evolução e reinvenção ao longo destes anos. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma indústria historicamente muito conservadora e até cética em muitos aspetos, mas que tem mostrado a sua capacidade de transformação e adaptação perante algumas adversidades e mudanças estruturais na forma como se compra e como se comunica com o consumidor. Creio que esta premissa, aliada à missão da Farfetch de ser a plataforma global para a indústria da moda de luxo, é o que me entusiasma e acredito que será aquilo que continuará a ser o motor de inovação com impacto na experiência de compra do futuro.

Como vamos ver a tecnologia aliada à moda nos próximos tempos? O que podemos esperar? Qual a sua visão?

Falar de tecnologia aliada à moda é falar da Farfetch A tecnologia está imersa na moda há já muito tempo, de várias formas, e na Farfetch temos vindo a mostrar que a tecnologia é a chave para facilitar a conexão e a comunicação entre produtos, marcas/boutiques e consumidores.

Nos últimos anos têm surgido algumas tecnologias mais disruptivas, direcionadas para a digitalização da moda, fruto também de uma maior preocupação com o planeta. Acredito que o que podemos esperar nos próximos tempos é um maior desenvolvimento de tecnologias como a moda digital, a realidade aumentada aliada à experiência em loja, o aumento do fabrico de peças com materiais mais sustentáveis. Este maior desenvolvimento deve estar mais alinhado com as expectativas e necessidades do consumidor, personalizando ao máximo a sua experiência, para que se consiga complementar a experiência física que na moda continua e continuará a ser muito importante.

Qual o papel da IA neste futuro de digitalização da moda, mas em particular do luxo?

A IA desempenha um papel crucial na digitalização da moda devido à sua natureza disruptiva e às inúmeras possibilidades criativas que proporciona. No caso da indústria da moda de luxo, representa uma oportunidade de fazer algo diferente do que é tradicional e padrão e dar o exemplo numa área que traz muitas vantagens, tanto para os negócios quanto para o consumidor. Algumas marcas de luxo já estão a utilizar uma das vantagens que a IA traz e que é, por exemplo, a personalização da experiência de compra com base em compras anteriores ou histórico de visualização.

Na Farfetch já estamos a lançar algumas iniciativas com recurso a IA. Em 2022, adquirimos uma empresa especializada em moda digital, a Allure, que usa IA para produzir imagens ilimitadas de vestuário. O Creative AITM, o poderoso algoritmo da Allure, combina automaticamente o modelo virtual com a roupa fotografada em estúdio para fornecer uma imagem em poucos segundos. Além disso, o Creative AITM aprende horas extras com as correções, reduzindo as necessidades de pós-produção e controlo de qualidade. Os exemplos fornecidos pela Allure demonstram um aumento de 3x na produtividade após 15 rondas. Outro exemplo de IA que desenvolvemos recentemente é o Virtual Try-On através da aquisição da empresa Wanna em 2022. Essa experiência virtual permite que se experimente produtos com um nível de experiência muito fiel à vida real usando a tecnologia IA focada no corpo (e rastreamento de partes do corpo), incluindo os recursos técnicos de execução dessas tecnologias em tempo real em dispositivos móveis.

A última vez que estive na Farfetch estavam a lançar o conceito de loja de futuro. O que evoluiu desde então?

O conceito de loja do futuro foi lançado em 2018 e foi o primeiro passo da Farfetch em direção à digitalização da moda e às tendências da altura que hoje já são uma realidade.  Em 2020, lançámos com a Chanel uma experiência de realidade aumentada, similar à nossa loja do futuro, na Rue de Cambon. Esta loja da Chanel tinha também um provador projetado com a nossa tecnologia de realidade aumentada de forma a melhorar a experiência de compra e um atendimento personalizado.

A proposta de valor da loja do futuro era verdadeiramente única: uma loja física, equipada com tecnologia, cujos algoritmos permitiam às assistentes da loja aceder ao perfil dos consumidores e conhecer algumas das suas preferências e estilos de compra. No fundo, uma experiência que conecta o físico e o digital num só espaço. Este primeiro passo, em 2018, permitiu-nos evoluir para o que hoje denominamos de Luxury New Retail, a estratégia que partilhamos com a nossa unidade de negócio que fornece soluções de e-commerce, a Farfetch Platform Solutions. Com o Luxury New Retail, temos como objetivo criar uma simbiose entre o físico e o digital, onde os consumidores conseguem interagir com os dois universos, em harmonia. Esta estratégia engloba algumas tecnologias, tanto em loja, como totalmente online como é o caso das aplicações em loja para clientes e para assistentes, bem como os Connected Mirrors, espelhos que permitem ao consumidor obter inspiração e informação.

 Vamos ver moda digital na Farfetch? E a Farfetch no metaverso?

O nosso caminho na moda digital já começou há alguns anos e a nossa estratégia de Luxury New Retail é reflexo de um caminho que passa também por aí. Na Farfetch, criamos uma plataforma vertical de ponta a ponta com foco em alimentar e dimensionar a moda digital para nós e para os nossos parceiros de marca. Isso inclui a criação e hospedagem de ativos 3D, visualizadores 3D para web e aplicações e experiências de moda digital, como mundos digitais, VTO e produtos imersivos.

Mais especificamente no domínio da Web3, temos estado sobretudo focados no desenvolvimento da nossa comunidade através do Dream Assembly Base Camp, um programa de formação e aceleração de startups em parceria com a Outlier Ventures. O programa permite-nos orientar empresas em estágio inicial com foco em áreas como dados, sustentabilidade, moda digital e comunidade através das lentes da tecnologia e oportunidade da Web3, acelerando o seu crescimento e a área para todo o setor de luxo.

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Como assim, já passou um ano?

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