Burberry primavera/verão 2023
Coolhunting

Denim: quer-se em doses duplas e com muitos extras

Corremos os desfiles primavera/verão 2023 das grandes marcas e este é o teu catálogo para escolheres o modelo de ganga com que mais te identificas.

Nada mais certo do que a observação de Giorgio Armani: “Os Jeans representam a democracia na moda”. Sem classes, sem género, sem idade, sem épocas… A ganga mantém-se firme, estação após estação, como aquele básico que temos sempre no guarda-roupa. 

Percorremos as últimas semanas de moda e a verdade é que a ganga volta a ser uma das grandes protagonistas nas coleções primavera/verão 2023. Com as coleções inspiradas em tendências que chegam dos anos 90, bem como na tão na moda Y2K, há looks para todos os gostos.

A Versa reúne, aqui, algumas das tendências para escolheres o estilo com que mais te identificas:

Grunge (mas) moderno: 

Foi um dos momentos mais marcantes do desfile primavera/verão 2023 da Bottega Veneta. Kate Moss com uma camisa de xadrez, uns jeans largos, uma combinação num look casual que tem como grande referência o estilo de Kurt Cobain, líder da banda Nirvana e ícone do movimento grunge dos anos 90.

Os códigos do grunge versão 2023 foram vistos noutras marcas, como Stella McCartney, na Diesel ou na JW Anderson.

 

Suave, suave:

Quem disse que a ganga tem de ser rígida? Para acompanhar um estilo de vida mais descontraído e entrar na classe da roupa chamada loungewear, a ganga surge em diferentes desfiles num material mais suave, semelhante ao algodão, assumindo-se como uma peça que traz descontração e conforto aos nossos dias.

Mood pós-apocalíptico: 

É quase imediato pensar no desfile na lama da Balenciaga na semana de moda de Paris para concluir que há uma versão pós-apocalíptica que também chegou à ganga. A estética grunge é aqui levada ainda mais longe, com peças que parecem saídas de um verdadeiro campo de batalha: há buracos, rasgões e manchas em diferentes propostas de várias marcas para a próxima estação.

 

Back to 90'S:

Chamam-se “baggy jeans” e vimos em muitas das coleções que desfilaram recentemente, de Milão a Paris. Inspirada na década de 90, a versão atualizada traz um corte mais ou menos solto, sem género e impõe uma cintura bastante descaída.

Saias de ganga... #quemnunca: 

Sai também diretamente dos anos 90, de corte mais a direito ou trapézio, a saia de ganga foi recuperada por vários criadores em diferentes cortes e de cintura alta ou descaída. Diriamos que para marcas como a Burberry ou Givenchy é um básico para o verão de 2023.

E depois... a lingerie

Para o verão 2023, vimos nos desfiles uma relação desinibida com o corpo, com vários soutiens a serem usados como tops. E, já agora, também em ganga, em diferentes formas e para diferentes estilos.

 

Denim duplo sff

O look ganga integral ou denim duplo que já tínhamos visto nas propostas para este ano vai continuar como grande tendência em 2023. A grande maioria surge na versão calças e casaco, mais uma vez inspirado nas tendências anos 90 e Y2K.

E só faltava o Cowboy:

Entre tantos estilos diferentes, parece-nos quase obrigatório uma passagem pelo velho oeste. O look cowboy também marcou presença nos desfiles primavera/verão 2023, com um toque mais ocidental e até em versões mais sexy.

 

Coolhunting

A Diana da ficção revisita 20 looks icónicos da princesa do povo

Faltam poucos dias para recordarmos alguns looks da princesa Diana em 'The Crown', mas a Diana da ficção antecipa-se e mostra o que nos espera.

Coolhunting