As melhores supermodelos | Edição: Vasco dos Santos
Coolhunting

Estas são as cinco supermodelos mais importantes de todos os tempos

Não é apenas a beleza que define uma supermodelo, é preciso muito mais do que isso. Revelamos o que levam estes nomes a ocupar o tão cobiçado título no mundo da moda.

O que é preciso para chegar ao topo?

Há muito que a indústria da moda abre portas a modelos, mas nem sempre viu nascer supermodelos. O conceito não traz uma definição clara num dicionário de moda, nem tampouco precisamos disso para compreender as nuances que elevam o trabalho de uma manequim ao mais cobiçado dos títulos.

Nos anos 90, o mundo da moda viu crescer alguns dos mais prestigiantes nomes da indústria. Falamos, claro, de ícones como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss ou Tatjana Patitzos, que mais do que pisar passerelles ou serem o rosto das mais prestigiantes Casas de luxo, valiam, por si só, a notoriedade de uma altura em que se ansiava ser como elas. Mais do que usar a roupa de Linda Envagelista, queríamos ser a Linda Envagelista. Era preciso nomear este fenómeno e o termo supermodelo nasce para isso mesmo e estabelece uma diferença entre sucesso, status e, claro, riqueza.

E ainda que estes ícones não sejam nunca eliminados do topo e continuem como referência no mundo da moda, há mais supermodelos a serem consideradas no decorrer dos tempos. A StudyFinds elaborou uma lista com os cinco nomes mais icónicos e sonantes que desfilaram nas principais passerelles internacionais e, para esta listagem, recorre a critérios como a atitude, o estilo próprio e a preocupação ativa por questões sociais.

Os nomes podem não surpreender, até chegarmos ao segundo lugar desta lista. O merecido lugar de Gisele Bundchen que detrona, imagine-se, Naomi Campbell.

1.º lugar: Cindy Crawford

Cindy Crawford começou a carreira de modelo aos 17 anos e rapidamente tornou-se uma das modelos mais procuradas e reconhecidas do mundo. Após os primeiros trabalhos como modelo, ainda frequentou a faculdade onde estudou engenharia química, mas por pouco tempo. Foi cara de inúmeras campanhas publicitárias, capas de revistas e desfiles de moda, trabalhou com marcas como Dolce & Gabanna, Chanel, Versace ou Revlon.

Para além da carreira como modelo, é conhecida por ser uma defensora ativa da investigação sobre a leucemia, como consequência de ter perdido o irmão mais novo para a doença, e fundou uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças com cancro. Também lançou uma linha de produtos de cuidados de pele, Meaningful Beauty, que é vendida em todo o mundo e foi também ela que inventou a famosa série de exercícios 'Cindy Crawford: Shape Your Body', que lhe rendeu uma fortuna.

2.º lugar: Gisele Bündchen

Começou a carreira de modelo aos 14 anos e tornou-se uma das modelos mais bem pagas de sempre a trabalhar com as principais marcas de moda do mundo, como a Victoria's Secret, Chanel, Dolce & Gabbana ou Versace.

É também conhecida por defender ativamente a proteção do meio ambiente, chegando a fundar em 2008 a instituição "Projeto Água Limpa", que tem como objetivo recuperar e preservar nascentes e cursos de água no Brasil. Atuou como embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e trabalha em diversas iniciativas sociais voltadas para a educação e a saúde.

3.º lugar: Kate Moss

É conhecida pela sua beleza andrógina e estilo único, que ajudou a definir a moda nos anos 90. Foi destaque em inúmeras campanhas publicitárias, desfiles de moda e capas de revistas, trabalhando com marcas como Calvin Klein, Chanel ou Yves Saint Laurent.

É reconhecida por participar ativamente na cultura pop e na cena musical britânica e aparece frequentemente em eventos de moda e da música. Lançou uma coleção de roupas em parceria com a Topshop, revelando ser uma empreendedora de sucesso.

4.º lugar: Naomi Campbell

É conhecida pela sua beleza exótica, elegância nas passerelles e atitude feroz, que ajudou a definir a estética dos anos 90. Trabalhou com as principais marcas de moda do mundo, como Versace, Dolce & Gabbana ou Prada, e foi a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue Paris e na capa da Vogue americana.

É ainda embaixadora da Boa Vontade da Cruz Vermelha e trabalha em diversas iniciativas sociais em todo o mundo, incluindo a luta contra o ébola na África Ocidental e a promoção da igualdade racial e de género. Tem sido uma voz ativa na luta contra a discriminação racial na indústria da moda.

5.º lugar: Linda Evangelista

Tornou-se uma das modelos mais famosas dos anos 90, que trabalhou com as principais marcas de moda do mundo, como Chanel, Versace ou Christian Dior. Foi uma das primeiras modelos a adotar cabelos curtos e platinados.

Também é reconhecida pelo seu ativismo social, sobretudo no que toca a direitos das crianças. É embaixadora da Boa Vontade da ONU e trabalha em diversas iniciativas em todo o mundo, incluindo a luta contra a fome e a pobreza infantil e o apoio a programas de educação e saúde.

Coolhunting

E se umas calças da Zara te vestirem por inteiro?

É possível que nunca tenhas visto umas calças assim. Ou um macacão. Estamos confusos, mas não há dúvidas de que a peça é da Zara.

Coolhunting