Fotografia: Getty Images
Coolhunting

O que os portugueses procuraram no Google em 2022

  • 26 dez 2022, 08:17
Redação

Da guerra na Ucrânia ao IVAucher, passando por Bruno de Carvalho e pelo certificado digital, estes foram alguns dos termos mais pesquisados pelos portugueses no motor de busca da Google.

Como já vem sendo hábito, em dezembro a Google dá a conhecer as palavras que foram mais pesquisadas no seu  motor de busca em todo o mundo. Em Portugal, os resultados dessas pesquisas em 2022 foram diversos, espelhando o que marcou a atualidade a nível nacional e internacional.

Não é de estranhar que IVAucher tenha sido a palavra mais pesquisada em 2022, seguindo-se ‘Mundial 2022’ e Ucrânia. ‘Rússia’ vem logo a seguir, sendo o top cinco fechado por uma palavra que nos acompanhou por bastante tempo fruto da pandemia: ‘certificado digital’.

Em matéria de ‘comos’, a pergunta mais vezes feita pelos portugueses foi “como aderir ao Autovoucher”. Em segundo lugar, “como saber onde votar em 2022” foi outra das grandes questões que assolaram os portugueses, a par de “como funciona o IVaucher” ou de “como receber os 125 euros” entregues pelo Governo.

Mas saber “o que é a afasia”, “o que são metadados” ou “o que é a Nato” ou “o que é o SWIFT” foram as quatro principais interrogações de quem habita em Portugal.

O Big Brother Famosos surge em primeiro lugar na lista de programas, séries e filmes mais pesquisados, seguindo-se o novo filme Top Gun, com Tom Cruise, e House of the Dragon, o novo spin-off de A Guerra dos Tronos (considerado uma das melhores séries do ano pela Versa). O programa Casados à Primeira Vista ( da SIC) e a série da Netflix Dahmer, sobre o assassino em série Jeffrey Dahmer, completam assim a lista.

Vladimir Putin ocupou o primeiro lugar na categoria de nomes internacionais mais pesquisados. Will Smith, Johnny Depp, Anitta e Amber Heard fecham o top cinco. Já em Portugal, Bruno de Carvalho foi mesmo o nome mais pesquisado, seguindo-se na lista a sua mulher, Liliana Almeida. Bernardo Sousa, Marta Gil e Nuno Homem de Sá, todos ex-concorrentes do programa Big Brother, da TVI.

RELACIONADOS

Nécessaire

Há apenas uma regra no amor: mimares-te com a Sephora

A Sephora selecionou seis produtos para o Dia dos Namorados, com uma campanha assente na máxima de um amor livre de regras.

Coolhunting