Digital influencer é mais do que um conceito, é uma profissão que tem vindo a sofrer curiosos contornos nos últimos tempos. Agora, há novos regulamentos para influencers a surgir, que tornam este assunto mais sério. O Ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, anunciou durante uma conferência de imprensa que o país seria a primeira nação europeia a contemplar um quadro de leis que regulamentasse o sector dos digital influencers.
O Parlamento francês ainda está a analisar o projeto de lei que prevê maior fiscalização no universo dos digital influencers, como avança o The Telegraph, mas, se tudo for aprovado, França será o primeiro país europeu a preocupar-se com o impacto das imagens manipuladas, entre outras questões que envolvem o mundo das redes sociais, ao ponto de criar uma legislação própria sobre os conteúdos destes utilizadores.
Vendredi, la France sera la première nation en Europe à mettre des règles claires sur le secteur de l’influence commerciale.
— Bruno Le Maire (@BrunoLeMaire) March 22, 2023
"Tornaremos obrigatória a apresentação do uso de um filtro ou retoque no conteúdo de fotografia e vídeo no decurso de uma parceria paga", lê-se na conta de Twitter de Le Maire, que visa "limitar os efeitos psicológicos destrutivos" que tais práticas têm sobre os internautas.
Mas não ficamos por aqui. "Qualquer promoção relativa à cirurgia estética, por um influenciador como parte de uma parceria paga, será agora proibida", lê-se no mesmo tweet. No fundo, importa o impacto que estas imagens podem ter no bem-estar de quem as recebe, bem como a forma como as mesmas alimentam um culto de uma dita perfeição perigosa, que sublinha os padrões de beleza que assombram jovens diariamente.
Sanções para publicidades, fotografias, vídeos enganosos estão a ser visadas no projeto, que ainda adereça outras questões como o tabaco, o álcool e apostas de dinheiro em publicidade.
Será este um controlo excessivo que vê o utilizador como ingénuo? É o que alguns internautas questionam, enquanto outros felicitam a medida que quer ver as coisas como elas são, não desmerecendo o poder da "influência".