Inteligência Artificial
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Ela veio mudar o futuro da moda. Quem? A Inteligência Artificial

Ela veio para ficar. E já está a fazer história. Pelo menos aqui, na Versa.

Desde a inovação de produtos até às vendas e experiência do cliente, a inteligência artificial (IA) oferece novas oportunidades às empresas para otimizarem as suas operações e atingirem novos patamares. A inteligência artificial abriu um novo capítulo na moda, oferecendo possibilidades infinitas de inovação e crescimento.

Mas afinal, o que é a IA e como está relacionada com a moda? A inteligência artificial está associada ao desenvolvimento de sistemas informáticos capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a perceção visual, reconhecimento de voz, tomada de decisão e tradução de linguagem. Na indústria da moda, a IA é utilizada para análise de dados do consumidor, automação de produção e para fornecer experiências personalizadas ao cliente. Mas não só.

Apesar de ainda estar no começo, a IA tem o potencial de criar mudanças significativas na indústria da moda. Na verdade, a inteligência artificial generativa já está a ser usada para criar tecidos únicos que refletem perfeitamente o ADN de uma marca, acelerando a produção de coleções criativas tanto de designers como de marcas de moda de luxo, preservando, ainda assim, a sua herança e arte.

É curioso como há uns anos algumas marcas viam as redes sociais como algo assustador e hesitante, e hoje observamos grandes marcas como Gucci, Louis Vuitton, Nike, Adidas, Prada, Balenciaga, Zara, Ralph Lauren, entre muitas outras, a serem destemidas e a desenvolver iniciativas e ativações relacionadas com NFTs, Metaverso, gaming e tecnologias como a realidade aumentada e virtual. É fascinante ver como a moda está a entrar numa nova era, mais inteligente e tecnológica, e como a IA se tornou o casamento perfeito entre estilo e tecnologia.

A parceria entre a Tommy Hilfiger e a DressX, que organizaram um concurso de criação de arte generativa durante a Metaverso Fashion Week, é um exemplo de sucesso. Os consumidores podem adquirir colecionáveis e experimentar moda generativa potenciada pela IA através de 3D ou realidade aumentada nas suas fotos, vídeos, redes sociais ou até mesmo no universo virtual.

Mas será que a IA vai substituir a criatividade, qualidade irreverente e artesanato do mundo da moda? Pelo contrário, elevará a moda a novos patamares, oferecendo aos profissionais e criativos as ferramentas tecnológicas para realizar tarefas de forma extremamente rápida, criando sistemas para servir melhor os clientes e mudando a forma como as empresas de moda operam. Como por exemplo, as fotos utilizadas para a representação visual deste artigo foram geradas por inteligência artificial, mostrando como seria um espaço e coleção da CHANEL inspirada no tema Cotton Candy Land, tendo como referência a sua emblemática mala Cotton Candy. Mas não se enganem, foi criado por Benjamin Benichou com ferramentas de IA, e não pela CHANEL. Ainda.

A moda está a entrar numa nova era e a IA está a liderar o caminho para uma conexão mais humana e íntima, ironicamente proporcionada pela tecnologia.

Desde a inovação de produtos até às vendas e experiência do cliente, a IA oferece novas oportunidades às empresas para otimizarem as suas operações e atingirem novos patamares. À medida que a tecnologia da IA melhora a uma velocidade relâmpago, a indústria da moda tem um futuro brilhante pela frente, com possibilidades infinitas de inovação e crescimento. A IA é e continuará a ser um aliado fundamental nesse caminho, liderando a moda para novos patamares de criatividade, eficiência e sucesso.

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