Mestiça diVERSA | Edição: Vasco dos Santos
Coolhunting

De uma viagem à Colômbia nasce uma marca de joias portuguesa

As joias produzidas na Colômbia fascinaram duas amigas que logo pensaram: “Por que não levar para Portugal?”. A resposta nasce com a Mestiça Colombian Jewelry.

Cada viagem é sinónimo de uma experiência e por vezes de uma transformação. No caso das melhores amigas Inês Santos Silva, médica de profissão, e Maria Casas, formada em Direito e com trabalho em moda, uma viagem à Colômbia levou a uma transformação a nível profissional.  

"Quem já foi à Colômbia percebe que é impossível ficar indiferente à produção de joias que se vê em cada esquina, às esmeraldas, às cores, aos brilhos. Ficámos as duas rendidas e surgiu na cabeça de ambas 'por que não levar para Portugal?’, e assim foi”, conta Inês à Versa.  

Decidiram então agregar à já existente marca Mestiça Collection, criada em abril de 2020 por Maria Casas (que é também autora dos quadros que deram início ao projeto), a Mestiça Colombian Jewelry, que chegou ao público em março de 2023.   

 

Juntar quadros e joias num mesmo projeto pode parecer sem sentido, mas a verdade é que a combinação dos dois produtos tem tudo a ver com o nome do projeto. Mestiça provém do termo 'mestiço' (mixticius, em latim), que, como explica Inês, “é usado para descrever pessoas ou coisas que são resultado de uma mistura ou combinação de diferentes elementos”.

"Procuramos um conceito que se renove constantemente, que procure mesclar diferentes marcas, produtos, cores e estilos para criar uma seleção única e original. O nome Mestiça é uma forma de expressar essa ideia de mistura e diversidade que está tão presente na identidade da nossa marca”, continua.  

A herança colombiana que chega a Portugal 

Da viagem à Colômbia, Inês e Maria não trouxeram apenas vontade de criar um projeto em conjunto. Resgataram o saber local para a Mestiça Colombian Jewelry, para a qual uma família de joalheiros de Bogotá, com experiência na tradição da joalharia colombiana, desenha as peças da marca, posteriormente produzidas manualmente e de forma individualizada numa fábrica própria, na qual trabalham 20 mulheres.   

Apesar de tudo ser feito a mais de sete mil quilómetros de distância, o acompanhamento não é descurado, conforme atesta Inês Santos Silva à Versa. "Procuramos garantir que as trabalhadoras tenham condições de trabalho seguras e justas, promovendo visitas à fábrica em Bogotá e mantendo o contacto direto com os produtores", refere.  

Da sustentabilidade social para a ambiental, a sócia da Mestiça Colombian Jewelry assegura ainda que procuram usar pedras preciosas obtidas de forma responsável; controlar o uso de materiais de modo a minimizar o desperdício; usar materiais reciclados e/ou biodegradáveis no embalamento; e trabalhar com empresas de transporte que têm políticas de redução da emissão de carbono.

Luxo? Sim, mas mais acessível 

Cada peça de joalharia da Mestiça Colombian Jewelry é produzida em bronze ou prata e leva um revestimento a ouro de 24 quilates. A esmeralda é a principal pedra preciosa usada, maioritariamente no seu estado natural, mas, quando esculpida para realçar o brilho natural, a peça ganha ainda mais valor dado o processo moroso.  

Por tudo isto, posicionar-se-ão as joias da Mestiça Colombian Jewelry no segmento de luxo?  

“O tipo de produção que temos é, geralmente, associado a marcas de luxo. Trabalhamos para garantir que a qualidade das joias seja alta, ao mesmo tempo que tentamos oferecer preços acessíveis aos nossos clientes”, diz Inês, reforçando aquela que é uma missão da marca. “Muitas vezes as marcas de luxo são vistas como algo inacessível para a maioria das pessoas. A nossa marca pretende desafiar essa ideia, tornando a alta qualidade e a produção manual acessíveis a um público mais amplo, sem comprometer a ética e a sustentabilidade”, sublinha.  

Desde que foram lançadas, as peças têm sido um sucesso, de tal modo que assim que os brincos Altair e os Galatea Du foram postos à venda, esgotaram e a marca está ainda a trabalhar na sua reposição.  

Até lá, há outras joias, que, de acordo com Inês, são "versáteis e podem ser usadas em diversas ocasiões, desde informais a eventos mais formais", como é o caso do Anel Sencillo (€55), dos Brincos Lechuga (€75) ou do colar Media Dona (€80)

As peças da Mestiça Colombian Jewelry estão à venda apenas online e o objetivo é que no futuro sejam disponibilizadas numa loja física.  

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