TOUS IN - Ousadia e Criatividade
Coolhunting

“Isto é uma evolução, não uma revolução”: a nova era da TOUS chegou

Ousadia, criatividade e sentido de humor são agora os pilares da TOUS, que, com quase cem anos, está a viver um processo de evolução. A Versa falou com Rosa Tous, a vice-presidente da marca.

A TOUS definiu um novo propósito corporativo: "We craft a world of joy" ("Nós procuramos um mundo de alegria", na tradução). Mas o que significa isso na prática? A Versa quis saber mais.

“O que oferecemos aos nossos clientes faz com que se sintam melhor. Quando usas uma joia ou um qualquer acessório é porque te sentes bem com ele, certo? Então foi aí que chegámos”, explica Rosa Tous, a vice-presidente da marca com quase cem anos de existência.

Todas as palavras na frase "We craft a world of joy" "realmente significam muito porque, se falamos sobre nós, falamos sobre pessoas, sobre globalização, sobre sociedade, sobre as comunidades. Quando falamos de mundo, falamos de sustentabilidade, falamos de meio ambiente, falamos do nosso planeta. Quando falamos de artesanato, falamos do nosso ofício. Fazemos as coisas com carinho, com amor, e fazemos as coisas à mão. E, claro, falar de alegria é uma atitude, é ser feliz, sentir-se bem e aproveitar a vida".

E é esta atitude que a marca quer que se sinta nas lojas da TOUS, junto das equipas que lá trabalham. “Podes ir às lojas e sentir esta atitude com a nossa equipa, na forma como usam as joias, na maneira como se comportam com o cliente. E podes sentir isso também no ambiente. Estamos a trabalhar numa visão muito diferente do que era antes. Mas isto é uma evolução, não uma revolução. Temos 102 anos. Então, isso significa que temos de olhar para trás para impulsionar e dar força ao nosso futuro”, acrescenta.

Para a executiva, filha dos fundadores Salvador Tous e Rosa Oriol, nada a deixa mais entusiasmada do que ver alguém na rua com uma peça TOUS: “Quando vejo alguém na rua a usar algum dos nossos produtos é incrível porque vês como as pessoas podem dar a sua própria personalidade à peça. E isso é ótimo. E, claro, trabalhamos sempre em designs especiais que possam ser incorporados no dia a dia das pessoas. Agora, mais do que nunca, estamos a trabalhar nestes estilos quotidianos, joias para todos”.

Sobre as dificuldades que o mundo está a passar, e sendo a TOUS uma marca de luxo, embora um pouco mais acessível do que outras, Rosa sabe que é preciso fazer mais e relembra o projeto da Escola Tous, de joalheria e artesanato, onde trabalham desde 2018.

“Estamos a trabalhar com diferentes escolas de joalheria de Espanha, México e Portugal onde damos a oportunidade de alguns desses alunos virem à nossa sede. Não para fazerem joias, mas para aprenderem a reparar e a restaurar peças, para que também sejam mais sustentáveis e durem para sempre. Partilhamos com eles todo o nosso conhecimento e informações com a maior transparência que conseguimos, para que as pessoas conheçam muito mais e que possam levar em consideração o estudo da joalheria. Por que não?”

 

Design e Artes

A peça de decoração que transforma qualquer divisão é da Zara Home

Há poucas peças decorativas que fazem a diferença numa divisão da casa, mas esta certamente não passará despercebida.

Coolhunting