Rochelle Humes | Fotografia: Getty
Coolhunting

O 'choker' está de volta numa versão que antecipa a primavera

Rochelle Humes, Kendall Visser e Kendall Jenner já se renderam ao acessório que está de regresso às tendências. E a Zara tem uma opção em saldos.

Nunca se falou tanto na tendência "Y2K" como agora. Tudo o que marcou o final da década de 90 e daí em diante está desde 2022 a voltar ao guarda-roupa, começando pelas gangas, as calças de cintura descida. Agora, chegam também os chokers, ou gargantilhas, em forma de flor.  

Este acessório era tipicamente usado nos anos 2000 em festas, mas a gargantilha tem uma história com muitos mais anos. Na altura da Revolução Francesa, organizavam-se os chamados Bals des victimes ("bailes das vítimas"), em que as mulheres usavam laços vermelhos ao pescoço como forma de homenagear os parentes decapitados no conflito e como protesto contra a revolução, conta a Vice.  

Com o passar do tempo, o acessório foi ganhando outras formas e apliques, entre eles, uma flor, que se tornou símbolo de empoderamento das mulheres. 

Com ou sem flor, o choker acabou por marcar os anos 2000, também o ano 2016 e, em 2023, está de regresso, antes da chegada da primavera. A tendência já floriu, de forma formal, no pescoço de Rochelle Humes, da modelo Kendall Visser e de Kendall Jenner, no entanto, esta é uma peça que pode ser usada no dia a dia de forma descontraída, como exemplifica Kendall Marsh, proprietária da marca com o mesmo nome e autora do choker levado por Kendall Visser ao jantar da Chanel.  

“É suposto realçar o estilo pessoal, não importa como. Em alguns dias, para mim, uma simples camisa branca, umas calças Levi's vintage e uma pequena gargantilha de flores é uma aposta em cheio”, disse à revista Byrdie.  

 

 

As marcas internacionais também já estão de olho na tendência, como é o caso da Zara, que além de a oferecer, tem o acessório em desconto. Espreita na galeria a peça que custa apenas €5,99. 

Gourmet

Nestas duas receitas, o queijo de São Jorge é rei

Até 29 de janeiro, vários chefs vão apresentar pratos originais que celebram o queijo de São Jorge DOP. Em Lisboa, Vitor Sobral e Alexandre Silva revelaram à Versa as suas criações.

Coolhunting