EFFORIE Diversa | Edição: Vasco dos Santos
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EFFORIE. A nova marca portuguesa que dá outra vida a produtos de luxo

A nova marca de acessórios de luxo em segunda mão é portuguesa e oferece descontos até 500€.

O mercado de luxo encanta-nos, seja por surgirem ícones como a Hermès Birkin 30 Niloticus Himalaya Blanc, que já está nas mãos de Georgina Rodríguez, seja pela nova carteira que resulta da colaboração entre a Fendi e a Tiffany & Co e que todas as celebridades andam a usar.  

A EFFORIE, a nova marca portuguesa de acessórios de luxo em segunda mão, torna estes produtos de luxo mais acessíveis.

A marca foi criada por Bruna de Castro, marketeer, de 26 anos, e por Diana Pinto Guimarães, farmacêutica, de 38 anos – para todas as mulheres que dão significado à palavra EFFORIE.  

“Significa exclusividade, elegância e delicadeza, representando também o esforço (effort) que de uma maneira geral todas as mulheres fazem, dia após dia. Quer seja para serem bem-sucedidas, conseguirem conciliar todos os papéis que possuem, (mãe, mulher, profissional), ou até mesmo para suportar a pressão e crítica fácil da sociedade. É importante valorizarmos e reconhecermos esse esforço e, muitas das vezes, isso passa por tirarmos tempo para cuidar de nós ou comprarmos algo que queremos muito”, refere Bruna de Castro à Versa.  

As fundadoras, ambas admiradoras do mundo da moda, viram uma oportunidade no mercado do luxo, que cada vez mais atrai um público jovem. Junta-se assim, numa só marca, uma oferta que está atenta ao mercado financeiro e ainda à economia circular.  

“Uma vez que estes tipos de produtos tendem a ter ótima qualidade e a serem estimados ao máximo, há realmente uma grande oportunidade para um mercado circular, de compra e venda deste tipo de produtos. Para além de querermos contribuir para um consumo sustentável e mais responsável, acreditamos que este mercado irá crescer nos próximos anos e a compra de produtos de luxo em segunda mão ficará completamente normalizada e para uma grande parte do público será a primeira opção”, diz Bruna. 

Como é verificada a originalidade 

Os acessórios vendidos pela EFFORIE passam por um processo criterioso antes de chegarem à loja online. Primeiro, é pedido ao detentor da peça que forneça documentação que comprove a sua originalidade, mas caso esta já não exista, passa-se para uma dupla verificação.

"Se algum produto já não estiver acompanhado desses documentos, a primeira avaliação será nossa, e de seguida, será feita uma avaliação pela Entrupy, um sistema de verificação com IA, próprio para analisar produtos de luxo. No caso de o sistema validar a originalidade do produto, é emitido um certificado”, explica Bruna de Castro.  

O stock da EFFORIE é obtido através da venda de pessoas particulares ou através da aquisição de produtos novos de coleções passadas, que passam a ser revendidos pela marca portuguesa.  

Mais de €500 de desconto: será EFFORIE ou euforia?  

Não é todos os dias que se tem a possibilidade de comprar a clássica carteira Louis Vuitton Speedy 30 Monogram por apenas €890, em vez de mais de mil euros, ou um cinto Gucci por €320 em vez de €420.  

Estes são apenas alguns dos modelos e respetivos preços que se encontram na EFFORIE, mas há outros que são verdadeiramente razão para euforia.  

“Talvez o maior desconto praticado na EFFORIE foi uma carteira Saint Laurent (modelo Loulou) que teve um desconto de 510€ face ao mesmo modelo praticado pela marca”, conta Bruna.  

Os preços vão variando, mas é certo que são sempre reduzidos relativamente ao valor original.  

A marca de Bruna de Castro e Diana Pinto Guimarães está disponível online e o objetivo é abrir, daqui a dois anos, duas lojas físicas: primeiro em Braga e depois no Porto.  

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