Marcas icónicas como Chanel, Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Gucci e até mesmo L'Oréal estão a marcar um novo capítulo de inovação neste mundo que representa tudo aquilo que vai para além do universo físico. Com a tecnologia Web3, blockchain e inteligência artificial, a industria da moda está a passar por uma grande transformação, prometendo uma mudança revolucionária na forma como opera e interage com os consumidores. Com novas oportunidades de colaboração, criatividade e inovação, o metaverso está a redefinir o panorama da moda de forma emocionante e sem precedentes.
A indústria da moda está a abraçar as possibilidades do metaverso e da tecnologia, e as grandes marcas estão a tomar medidas inovadoras para envolver os seus clientes. Por exemplo, a Coach criou uma instalação de AR que permite aos clientes experimentar a mala Tabby sem nunca colocarem um pé na loja. De forma semelhante, a BOSS deu um passo ousado no metaverso ao criar uma experiência imersiva de showroom para a Semana da Moda do Metaverso. A extensão digital do desfile da BOSS em Miami combina gamificação com uma experiência de compra digital, permitindo aos utilizadores descobrir produtos BOSS de uma forma nova e envolvente, num espaço completamente desenhado com recurso a inteligência artificial. Mas não são só as marcas que estão a apostar em novas experiências digitais. No inicio deste ano, Paris Hilton anunciou que vai lançar juntamente com o Sandbox o “Parisland” que promete aos seus utlizadores uma “metaverse dating experience”.
Também marcas como a Nike, Adidas e L'Oréal Professionnel tornarem-se cada vez mais ativas neste novo espaço. A Nike lançou uma coleção de ativos digitais, chamada "Our Force 1", a Adidas lançou um conjunto de NFTs do "Indigo Herz Pack". Já a L'Oréal Professionnel surpreendeu todos com novos penteados "cross-metaverse" em plataformas como Ready Player Me, Roblox e Zepeto.
Mas isto não é tudo. A Semana da Moda no Metaverso já não é nada de novo, visto que já vai na sua segunda edição com a participação de diversas marcas de moda e luxo. Agora, o calendário é sobre Semana de Beleza, que vai chegar em junho de 2023, com grandes promessas de combinar o universo fisico e virtual de uma forma nunca antes vista e a promessa é a de redefinir a beleza tal como a conhecemos.
Um mundo assustador para alguns. Fácil e intuitivo para outros. Esse é o dilema e o relacionamento amor/ódio entre as novas tecnologias e o que elas significam para o futuro das marcas, empresas e, acima de tudo, dos consumidores e utilizadores. A moda no metaverso está a crescer a passos largos e a indústria está a apostar cada vez mais neste mundo sedutor e imersivo onde tudo pode acontecer.
O mercado de roupas digitais está a crescer significativamente, sendo que a previsão é que alcance 4,8 mil milhões de dólares já em 2031. O futuro do luxo no metaverso é promissor, com grandes marcas a investirem cada vez mais neste mercado e a criar novas formas de interação com os seus clientes.
Para além de promissor, o futuro do metaverso continua, porém, incerto. Mas aqui na Versa, comprometemo-nos a trazer todas as novidades, segredos e tendências no metaverso e mundos tecnológicos, para que estejam sempre a par da inovação.