Maria Gambina
Evasão

50 anos de moda portuguesa na Casa do Design

Portugal Pop A Moda em Português 1970–2020 leva a Matosinhos cerca de 200 criações de designers nacionais de diferentes gerações e pensa o seu lugar na sociedade de hoje.

A ideia é guiar-nos pelas diferentes histórias que a moda portuguesa tem para contar a partir dos variados percursos que os seus criadores, quase 40 nomes de diferentes gerações e linguagens criativas, fizeram para chegar às passerelles e ao público em geral. Uma iniciativa fora de portas do MUDE, o Museu da Moda e do Design, cujo edifício na baixa lisboeta ainda se encontra em obras, e com a curadoria da sua diretora, Bárbara Coutinho, com o apoio das câmaras municipais de Matosinhos e de Lisboa. 

A partir de 19 de março e até 18 de setembro, a Casa do Design de Matosinhos apresenta Portugal PopA Moda em Português 1970-2020, reúne nas suas salas cerca de 200 coordenados de moda. Propõe um diálogo com as disciplinas que acompanham e desafiam a indústria de sonho da moda desde o seu primeiro momento, da música à performance e da sustentabilidade às arts & crafs, ao mesmo tempo que lança o debate sobre o lugar da moda portuguesa na sociedade, na economia e na cultura nacionais.

Segundo Bárbara Coutinho, esta é uma forma das muitas formas falar de património, técnicas de atelier e saberes, das relações entre a cultura popular e a erudita, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, a tradição e a visão das novas gerações, ou de conceitos como lugar, território, portugalidade, pertença e memória.

"Pretende-se compreender: como é que a moda portuguesa expressa a ruptura e a vanguarda e espelha a nossa memória colectiva sendo plasmada na nossa cultura visual? Como olhou o país para si mesmo durante estes anos através da moda? Como é que os autores entenderam os conceitos de identidade, lugar, território, pertença e memória colectiva, a par das suas referências pessoais e da sua mundividência, nos diferentes contextos políticos por que passámos?", lança a curadora.

Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Flor, Nuno Gama e Storytailors, entre muitos muitos outros, num diálogo de gerações e referências, e suas colaborações com outros designers e figuras da arte e da música que os vestiram como Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osíris ou Cláudia Pascoal.

Casa do Design de Matosinhos
Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, 4450-009 Matosinhos

Design e Artes

As fotografias de moda do visionário Dambier estão no Museu do Traje.

Acaba de inaugurar – e pode ser vista até 30 de outubro – a mostra inédita em Portugal da fotografia de moda de Georges Dambier, um dos nomes maiores da revista Elle e dos primeiros a fotografar moda no nosso país. A Versa fez a visita guiada com a sua curadora, Anabela Becho.

Evasão