Francisco Borges Costa | Fotografia: Instagram
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Francisco Borges Costa: um nome a decorar na moda em Portugal

Com 26 anos, Francisco Borges Costa já vestiu várias figuras públicas portuguesas e em breve vai lançar uma coleção em nome próprio.

No panorama nacional da moda, são conhecidos nomes de criadores como Fátima Lopes, Luís Buchinho e Ana Baltazar, mas há outros que vão entrando no mapa e fazendo-se notar. Um deles é Francisco Borges Costa, um criador moderno e arrojado. 

Francisco tem 26 anos e está a terminar o mestrado em Design de Moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e, entretanto, é já responsável pela marca homónima, lançada em outubro de 2022.  

As ideias fervilham na mente criativa de Francisco, que já vestiu várias figuras públicas portuguesas  como Ana Guiomar, Carolina Carvalho, Olívia Ortiz e, mais recentemente, Inês Faria, na Gala de 30 anos da TVI.  

 

“As minhas criações normalmente são realizadas a partir de um conceito inicial, que pode advir de um motivo de inspiração específico, ainda assim todas são desenvolvidas a pensar na mulher real, mais edgy e trendsetter. Quero que as mulheres se sintam confiantes a usar as minhas peças”, refere Francisco Borges Costa, em entrevista à Versa.  

O conforto das criações que confere sensualidade alia-se à durabilidade das peças, graças aos tecidos de qualidade usados por Francisco, integrados nos valores da marca.  “No setor da moda temos de pensar sempre na sustentabilidade e esta é a prioridade no meu processo de criação, ou seja, na criação de protótipos e na utilização dos materiais de forma a reduzir ao máximo os desperdícios têxteis”, diz.  

Francisco Borges Costa é só para ocasiões especiais? 

As peças da marca Francisco Borges Costa apresentadas até ao momento juntam o irreverente ao formal para se adaptarem a ocasiões especiais, desde galas a cerimónias. Contudo, as criações do jovem de 26 anos vão deixar de ser apenas para essas ocasiões. À Versa, Francisco revela que em maio lançará a primeira coleção e anuncia de antemão que “os designs são inspirados na antiga Grécia e na mitologia Grega, mas também refletem muito os anos 70 e 80, a era dourada da Disco e do Studio 54”. Podem assim esperar-se “muitas lantejoulas”, indicadas para eventos de noite e galas, mas também “peças adaptáveis para o dia a dia".  

Maio será um mês em cheio para a marca Francisco Borges Costa, não só pelo lançamento da primeira coleção, como também da sua loja online. Até lá, Francisco trabalha através de pedidos feitos nas redes sociais da marca.  

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