Bella Hadid no desfile da Givenchy primavera/verão 2023
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Grunge. Pós-apocalíptico. Meta-Geração. Na moda, "one size fits all”?

Estas são, segundo a consultora Edit, as três tendências que marcam a moda este ano. E a “coisa” parece estar pouco a favor dos mais românticos...

É caso para dizer, sem medo! Ainda que as tendências possam parecer um pouco sombrias, se há mercado onde há sempre alternativas é o da moda. Mas, segundo a consultora Edit, especialista em retalho, que olhou para as peças mais vendidas no ano passado e analisou o que essa informação diz sobre a moda feminina, masculina e infantil para 2023, este é o resultado de acordo com cada segmento: "Grunge", "Pós-apocalíptico" e "Meta-Geração".

Mulher: "Grunge"

No ano passado, o número de peças de moda que pode ser rotulada de “grunge” cresceu 28%. Reflexo do regresso da tendência Y2K e Indie Sleaze, muitas marcas voltaram a inspirar-se nos anos 1990 e 2000, o que resultou no regresso da estética grunge à moda feminina. E, nas coleções para a primavera/verão 2023, vimos Kate Moss a desfilar pela Bottega Veneta com a camisa de flanela reinventada e Bella Hadid num look ganga usado no desfile da Givenchy.

Curiosamente, a indústria da música também parece estar a capitalizar a tendência. Ou vice-VERSA? Bandas como Blink-182, My Chemical Romance e Paramore já anunciaram digressões mundiais para a primavera de 2023. Vai preparando o teu look ao melhor estilo grunge.

Homem: "Pós-apocalíptico"

O primeiro sinal foi dado no que ficou conhecido como o “Mud Show”, a apresentação da coleção primavera/verão 2023 da Balenciaga, com uma estética pós-apocalítica como uma reação a um ano sombrio de guerra. Seguiram-se outras coleções que trazem a chamada “roupa protetora”, uma tendência na moda num mundo pós-pandemia, mas, para este ano, com algumas influências também militares e utilitárias.

A moda masculina surge mais “pesada”, com o uso e abuso de materiais como a pele, com joelhos e ombros almofadados (também ligado à estética grunge e a um look mais motorcycle). No mercado da moda, a pele (e aqui inclui-se também a pele falsa) cresceu 14%, com frequência aplicada em t-shirts e calças. Neste mundo pós-apocalíptico  há também cores mais suaves e influência militar com peças ao estilo camuflagem, os chamados bomber jackets e muitos coletes.

Criança: "Meta-Geração"

Segundo a análise da Edit, a geração Alfa (crianças nascidas a partir de 2010) são os "beta testers" do Metaverso, e o retalho de moda deve estar atento a essa oportunidade. A ideia é que possam personalizar o seu avatar e depois comprar a peça IRL. Uma estratégia que promova uma experiência interativa, mas que continue a incentivar a visita à loja física.

 

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