ModaLisboa
Coolhunting

A idade e a moda: acima dos 40 vale tudo?

Na ModaLisboa, a Versa foi perceber se para as mulheres com mais de 40 anos a idade limita o uso de tendências. A resposta foi unânime.

Angelina Jolie (47 anos), Jennifer Lopez (53 anos), Jennifer Aniston (54 anos) e Sarah Jessica Parker (57 anos) são apenas algumas das celebridades que temos como referência há vários anos por usarem sempre os últimos gritos da moda. Ora Jennifer Lopez usa um vestido cut out, ora Sarah Jessica Parker usa uma carteira em forma de pombo  

E quando passamos para as ruas, para pessoas anónimas, a aceitação será a mesma? Haverá alguma regra que as mulheres acima dos 40 anos começam a seguir de modo a ajustar o estilo à idade? 

A Versa aproveitou a ModaLisboa – onde no início de março designers nacionais mostraram as suas novas coleções – para saber se há limites no uso de tendências consoante a idade.  

Descobrimos a maior tendência a partir dos 40 anos 

Clara Panão, médica dentista, de 43 anos, faz sempre questão de marcar presença naquele que "é um evento cultural e importante em Lisboa". 

Encontrámo-la no segundo dia de desfiles da ModaLisboa antes do desfile da marca Buzina e perguntámos se as tendências têm um limite de idade. “Para mim, não há limite”, começa por dizer. “Mas acho que as pessoas têm é de se sentir bem consigo e têm que vestir aquilo de que gostam. Tenho pena que a moda seja vista como uma coisa muito fútil, porque a moda é uma forma de expressão. Eu sou cientista, portanto, acho que o limite é o de cada um”, continua.  

Já da opinião de que não existem limites pessoais ou gerais é Rita Guedes, de 52 anos. “Acho que não há nenhum limite. Desde que a pessoa se sinta bem, pode vestir o que quer que seja”, refere. No seu caso, Rita gosta particularmente de usar cor, "independentemente de ser inverno ou verão”. 

A cor é um elemento chamativo, mas também o strass, como aquele que fazia parte dos brincos que nos fizeram falar com Sandra Barbeitos, de 53 anos. Tem uma filha a estudar Design de Moda, mas não foi por isso que foi ao evento. Gosta de estar a par das tendências, que usa sem limites.  

"Eu não vejo a moda como um limite ou a idade como um limite. Acho que o espírito, a força de vontade, o querer viver e a própria confiança, que ao longo da vida vai mudando, permite-nos escolher o que vamos vestir, independentemente das tendências atuais. Eu primo por me sentir bem, mas também gosto de acompanhar as tendências. Sempre um meio termo”, remata.  

Em suma, qual é então a maior tendência de moda a partir dos 40 anos? Sentirmo-nos bem.    

Revê as imagens da ModaLisboa na galeria.

Coolhunting

Com estas opções da Oysho ou H&M, podes deixar o sutiã em casa

Se não te sentes confortável sem um sutiã, existem várias alternativas para não teres de abdicar de um decote ousado.

Coolhunting