Sem ninguém se aperceber, houve uma marca que desfilou na 60.ª edição da ModaLisboa. Falamos da Tlovet, a primeira marca portuguesa de roupa interior dedicada a pessoas transexuais criada pela brasileira Giovanna Tavares e lançada a 18 de fevereiro.
Passado menos de um mês de ter nascido, a marca estreou-se na ModaLisboa em desfiles de nomes de relevo – Nuno Baltazar, Luís Carvalho e Valentim Quaresma – e mesmo sem ninguém dar conta conseguiu passar uma mensagem.
“O que queremos passar é visibilidade, mostrar um pouco da história trans, que é um público esquecido”, diz Giovanna à Versa.
A fundadora fez, por isso, questão de atender às necessidades das pessoas trans que não fizeram a cirurgia de redesignação sexual e responder, pelo menos, a uma delas: a roupa íntima.
Aquela que é oferecida pela Tlovet, promete conforto pela forma como é estruturada, como explica Giovanna Tavares. “A diferença é que a parte inferior é um pouco maior para que consiga encaixar [o órgão sexual masculino] melhor. E tem neopreno, que ajuda a comprimir mais e a dar um conforto maior”.
A marca, com peças totalmente produzidas em Portugal, lançou primeiramente uma cueca modeladora (€37) e mais recentemente foi criada a tanga ajustável (€27) – precisamente aquela que foi usada pelas modelos trans na ModaLisboa, por não marcar a roupa.
O principal foco de todas as peças desenvolvidas pela Tlovet foi o conforto e logo de seguida uma estética mais feminina. “Acaba por ter um toque feminino para quebrar o estereótipo de que há apenas coisas feias para este público. Também há coisas bonitas, elegantes e sensuais”, refere Giovanna.
A marca vai continuar incessantemente à procura de opções de conforto para pessoas trans que ainda não existem no mercado e a próxima coleção será lançada no verão. A Tlovet já está a preparar a coleção de banho, que vai incluir seis peças.
Para já, a roupa interior que desfilou secretamente na ModaLisboa pode ser adquirida no site da marca.