A expectativa sobre a nova coleção de Luís de Carvalho sentiu-se no pavilhão da Lisboa Social Mitra, através de um demorado silêncio que recebeu o desfile do designer.
Este sábado, 11 de março, a ModaLisboa foi palco de mais um comprovado talento nacional. Luís Carvalho apresentou a nova coleção outono/inverno 2023/24 com a sensibilidade que lhe é característica.
“A coleção tem como tema o Touch, a pele, a superfície da pele. A união dos vários temas de pele numa só peça. Quase que podia ser União o tema desta coleção, porque era essa a mensagem que queria transmitir. E depois a superfície, as formas orgânicas na construção e recorte das peças, porque tenho muitas em patchwork que foram construídas com base na forma feminina, que é também uma referência da artista que serviu de inspiração para esta coleção [Caroline Walls]”, diz o designer à Versa.
Uma coleção que assinala a sustentabilidade, que tem vindo a ser tema recorrente na indústria e conceito-chave da própria ModaLisboa, e, ainda, assinala a moda sem género.
“Todos os fatos e casacos são unissexo e é uma coisa que procuro manter, porque a procura também tem aumentado nesse sentido. Cada vez mais, sinto os homens a comprar uma peça de homem como de mulher e as mulheres a querer os fatos de homem”, refere Luís Carvalho.
No que toca a tendências, o designer dá continuidade a estéticas de coleções passadas, no entanto, destacam-se para 2023 o trench coat, as botas de cano bem altos, o cut out, o xadrez e os fatos, como podes ver na galeria.