Gonçalo Peixoto | Fotografia: Ugo Camera
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ModaLisboa: fomos ao teatro ouvir a história de Gonçalo Peixoto

Gonçalo Peixoto conta uma história através da nova coleção apresentada na ModaLisboa. À Versa, explica como se tornou um sucesso entre as mulheres famosas.

Temos ainda bem presente o desfile da coleção primavera/verão 2023 apresentado por Gonçalo Peixoto em outubro na ModaLisboa, onde instalou um jardim em plena passerelle. Foi neste momento que o designer de moda assumiu deixar-se “de temas”, passando a levar para cada nova coleção um reflexo daquilo que "foi o Gonçalo nos últimos seis meses".  

O desfile da coleção outono/inverno 2023/24, revelada este sábado, 12 de março, na ModaLisboa, cumpriu esse mesmo mote e não seguiu um floreado ou construção cénica impactante. É que, a partir de agora, Gonçalo Peixoto quer mostrar-se como é.  

“Queria-me pôr frágil e queria que as pessoas me conhecessem. Para mim, um desfile é quase como irmos ao teatro e vermos os atores e atrizes a dizer o texto e nós a ouvirmos. E é assim na ModaLisboa: cada look está a dar um texto e as pessoas estão a ouvi-lo, a interpretá-lo. O primeiro look entra para uma história, o segundo para a história seguinte. Ou seja, eu tenho dez ou 12 minutos para contar uma história e cada um absorve aquilo que quer. E adorava ouvir 200 opiniões no final, porque todos eles teriam visto peças de teatro diferentes, vendo todos a mesma”, afirma Gonçalo Peixoto à Versa. 

Despindo-se de tudo o que é acessório, o designer afirma que a simplicidade do desfile foi pensada precisamente para dar “espaço àquilo que é o Gonçalo Peixoto" .  

Quem é, afinal, Gonçalo Peixoto? 

Se formos pela referência mais conhecida, Gonçalo Peixoto é o designer das famosas. Veste Margarida Corceiro, Mariana Machado, Rita Pereira, Sara Matos e tantas outras, mas fica por perceber o porquê de tamanho sucesso a criar looks de mulheres famosas? Gonçalo Peixoto tem uma teoria.  

“Eu tento muito pôr-me no lugar da cliente. A cliente é uma mulher e o meu squad é uma mulher. Tento perceber aquilo que a mulher precisa”, diz. “Acho que a chave do sucesso é só ouvir o que elas têm para dizer”.  

Sometimes I just wanna kiss girls (às vezes só quero beijar raparigas, em tradução livre para português) é a frase emblemática da marca e aquela que inspira Gonçalo Peixoto a fazer as peças femininas para cada mood, bem assente na nova coleção.  

“Esta foi a inspiração: uma evolução daquilo que eu sou, uma construção do que sou enquanto pessoa, criador, o meu mood”. Nunca nenhum dia é igual, seja para quem for, e mesmo nos mais difíceis, Gonçalo acredita que é possível encontrar algo bom.   

“Vou dar o exemplo de um vestido preto cheio de laços: é um mood dark, mas há ali algo pelo qual temos de ser agradecidos", começa por explicar. “Vejo isto quase como uma prenda. Podes ter um dia mau, mas o laço representa uma prenda. Há sempre algo que possas aprender. E, foi isso, que tentei fazer: mostrar que se pode tirar algo bom de tudo”, diz-nos.  

O laço veio para mostrar o lado positivo de cada dia e também para guiar e identificar a coleção outono/inverno 2023/24. Este pormenor está presente em tops, saias e até numa carteira, e não é o único que se destaca. 

No que diz respeito a tendências, há penas, brilhos, transparências, o cut-out, as lantejoulas e a renda. A Versa mostra-te todas as novidades na galeria.  

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