Desfile Valentim Quarema ModaLisboa
Coolhunting

ModaLisboa: Valentim Quaresma entre o anacrónico e mundos dispares

Mithology é o nome da coleção apresentada por Valentim Quaresma na ModaLisboa. O designer, acima de tudo artista, afirma que não segue tendências.

Moda é arte e é com arte, e como artista, que se identifica Valentim Quaresma. Quase a encerrar a noite do primeiro dia de desfiles da ModaLisboa, apresentou a coleção outono/inverno 2023/24 denominada Mithology. 

É inspirada em referências mitológicas, mas ao mesmo tempo é aplicada uma visão do futuro sobre as joias. Ambas podem coexistir e acabam até por representar o trabalho de Valentim Quaresma.  

“Há uma coisa que acho que me caracteriza que é criar situações anacrónicas no meu trabalho. E de juntar às vezes ambientes e conceitos que são um bocado dispares. Nesta coleção sentiu-se isso”, disse à Versa.  

 

A coleção sem género tem uma base de cores escuras, como o preto e o castanho, e ainda um toque de dourado em peças mais excêntricas, que remetem imediatamente para a mitologia introduzida pelo nome da coleção. Esta é variada em formas e materiais usados, desde o têxtil e a lã até ao cabedal, e não segue tendências.  

"Eu não trabalho, nem sigo muito tendências. Tenho um processo criativo muito ligado às artes, sou artista, portanto tento seguir um pouco o que vou descobrindo no meu trabalho”, afirma.  

Valentim Quarema pode não seguir tendências de moda, mas segue tendências globais, e urgentes. Referimo-nos à sustentabilidade, que foi um dos focos da Mithology. “70% desta coleção foi pensada em sustentabilidade e feita a partir de recuperação têxteis e de peles”, diz ainda.  

O passado alinha-se assim com o futuro nas criações de Valentim Quaresma, que a Versa mostra-te na galeria de imagens.  

Coolhunting

Famosos na ModaLisboa: descobre Cristiano Ronaldo

O primeiro dia de desfiles na ModaLisboa foi marcado pela descontração, pela irreverência e a Versa até descobriu Cristiano Ronaldo.

Coolhunting