Portugal venceu o Gana por 3-2 na primeira partida da fase de grupos | Fotografia: Getty
Coolhunting

Quem vai vencer o Mundial? Um novo simulador dá pistas

Modelo estatístico desenvolvido pelo jornal espanhol El País ajuda a descortinar quem pode ser o vencedor da competição. E Portugal não fica de fora das hipóteses.

Agora que o Mundial do Catar já se joga há quase uma semana, a pergunta que se impõe é quem será o vencedor da competição ou quais as seleções que terão as melhores prestações na fase a eliminar. Um simulador do jornal El País, que recorre a um modelo estatístico para determinar os resultados dos jogos, tenta responder à questão, dando-nos algumas pistas sobre os emblemas a ter em conta nas rondas mais adiantadas da competição e Portugal surge bem posicionado. Mas já lá iremos.

De acordo com a projeção do jornal espanhol, a seleção Brasileira é a principal favorita a chegar à final e a vencê-la, com uma probabilidade de 25%. França e Portugal, com 13% e 10% são, respetivamente, as equipas que surgem logo abaixo como favoritas. Inglaterra e Espanha apresentam a mesma probabilidade de vencer o torneio com 10%. De acordo com o El País, a informação apresentada reflete o favoritismo das equipas, apesar da imprevisibilidade de uma competição como o Mundial.

As previsões apresentadas são extrapoladas a partir de milhares de simulações de jogos . “Em cada jogo, a probabilidade de uma ou outra equipa ganhar depende das suas estatísticas. Por exemplo, se o Brasil defrontar a Arábia Saudita, a probabilidade de o primeiro ganhar é de cerca de 87%”, detalha o mesmo artigo.

O modelo desenvolvido pelo jornal espanhol assenta em três pontos: a competência de cada equipa, baseando-se em métricas de resultados recentes usadas na elaboração dos rankings da FIFA e na qualidade dos jogadores, medida pelos seu valores em euros, recorrendo a dados do site Transfermarkt; na realização de milhares de simulações de resultados das partidas e, por fim, numa estimativa geral, com base nas simulações de todos os jogos, em todas as fases da competição.

Nas previsões dos vencedores das fases de grupo, Portugal surge como favorito no Grupo H, apresentando uma probabilidade de 72% de avançar para os oitavos de final, enquanto que a possibilidade de ficar em segundo lugar é de apenas 20% ou de 8% para ser eliminado. 

O modelo interativo permite realizar simulações das fases a eliminar e. depois de mais de 30 simulações efetuadas pela Versa, Portugal surge em quinto lugar na lista de prováveis vencedores, com 10% de probabilidade de erguer a taça na final. Brasil, Espanha e Bélgica 
apresentam as mesmas probabilidades que a seleção das quinas, sendo apenas suplantados por Inglaterra, Argentina e França (13%), que vencem o torneio por quatro vezez nas 30 simulações efetuados. Já Portugal, Espanha e Bélgica vencem apenas três vezes.
 

Coolhunting

E acordar com a dúvida: compro um NFT ou uma mala de luxo?

A mim nunca me aconteceu, mas bem vindos à Era do Luxo Intangível, uma nova categoria que se pode transformar num motor de crescimento do setor.

Coolhunting