O Bot Initiated Longevity Lab é um projeto-piloto da Nike
Coolhunting

Há um robot da Nike que prolonga o tempo de vida dos nossos ténis

Projeto-piloto da Nike em Londres recorre à mais avançada tecnologia para diagnosticar as necessidades de reparação dos ténis dos clientes.

A loja Nike Town London, na capital britânica, tem desde meados de setembro uma tecnologia inovadora que permite reparar ténis. O Bot Initiated Longevity Lab (B.I.L.L), um sistema robótico desenvolvido pela Nike para prolongar o tempo de vida dos ténis, já está em funcionamento, permitindo aos clientes reparar e personalizar modelos usados e danificados.

Depois de os ténis serem colocados no dispositivo, o sistema faz um scan 3D para identificar as áreas que precisam de reparação ou de limpeza. O robot limpa e seca em seguida os ténis, aplicando remendos nas zonas mais danificadas. “Usando robótica avançada, artesanato da velha escola, produtos de limpeza à base de água e remendos de poliéster reciclado, o B.I.L.L. é atualmente capaz de prolongar a vida útil dos Air Force 1s, Air Jordan 1s, Space Hippie 01s, e Nike Dunks”, lê-se no site da marca desportiva norte-americana.

O projeto-piloto, que estará disponível durante o presente mês, “fornecerá os conhecimentos valiosos que orientarão o futuro dos serviços sustentáveis na Nike.  Ao mesmo tempo que o B.I.L.L. complementa serviços como a Nike Refurbished e a Nike Recycling and Donation, a Nike continuará a experimentar serviços que criam uma ligação mais pessoal entre as pessoas e os produtos que elas gostam”, afirmou Noah Murphy-Reinhertz, diretor de sustentabilidade da Nike NXT. 

A adoção de um consumo sustentável, que privilegia uma economia circular é uma das grandes apostas da Nike para o futuro. “A questão é que manter um produto antigo é profundamente pessoal. As pessoas farão grandes esforços para cuidar dos seus sapatos favoritos. A reparação de um produto é uma forma de prolongar a nossa memória com um produto. Vemos a B.I.L.L. como uma ferramenta para poder fazer isso”, acrescentou o responsável. 
 

Coolhunting

This thursday we wear pink. 9 anos, 9 razões para celebrar a EmbaiXada

A EmbaiXada está de parabéns e podes celebrar com descontos. Quando acabarem, há muito mais que podes fazer.

Coolhunting