Lyn Slayter. @iconaccidental
Coolhunting

Ageless: ser influencer em qualquer idade – e sem qualquer preconceito

A idade é mesmo, mas mesmo, apenas um número. E temos aqui exemplos que nos provam isso mesmo.

Diz-me quantos anos tens e dir-te-ei quem és. Esta norma social, como de resto tantas outras, parece estar obsoleta. Estamos em 2022 e vivemos um dos momentos mais libertadores de sempre. O género está mais fluido que nunca, a idade não passa de um mero número e as redes sociais já não são exclusivas dos “mais novos”. Aliás, temos assistido a um crescente número de pessoas mais velhas a dominarem os feeds de Instagram e TikTok.

“Tenho 53 anos e quero ser saudável, ter estilo e ser moderna. Quero ser relevante, mesmo com as minhas rugas. Somos role models importantes para as mulheres mais novas,” afirmou Alyson Walsh, em 2018, ao The Guardian. Walsh é jornalista e autora do livro Style Forever: the Grown-up Guide to Looking Fabulous e faz da sua página de Instagram um diário de estilo que encosta muitas das influencers que conhecemos e seguimos a um canto.

 

Num espetro bem mais avant-garde do que Alyson Walsh, está Lyn Slater, uma ex-professora da Universidade de Nova Iorque que, aos 61 anos, decidiu fundar o blogue Accidental Icon. “Comecei o blogue porque não estava a encontrar uma plataforma digital ou uma revista que oferecesse uma estética urbana, moderna, intelectual e que falasse para mulheres como eu,” escreve Slater. Na sua conta de Instagram, Slater mostra-nos que o estilo não tem idade, nem mesmo quando as peças nos parecem ser as mais ousadas do guarda-roupa. De peças icónicas da Maison Margiela, Comme de Garçons e Balenciaga às silhuetas de momento, não há peça que fique excluída do guarda-roupa desta nova-iorquina. “Não tenho 20 anos. Não quero ter 20 anos, mas sou muito cool. É nisso que penso quando publico uma fotografia,” confessou Slater ao The New York Times.

 

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Já todos conhecemos este ditado e já todos o usamos. Agora é o TikTok que está nas bocas do mundo e, claro está, a geração mais velha primeiro estranhou mas o meu algoritmo mostra-me que já se entranhou. São conhecidos como os grandinfluencers, uma mistura entre influencers e avós, e fazem de tudo: coreografias, tutoriais, receitas e até sketches humorísticos.

The Old Gays é um grupo de quatro homens que vivem as suas vidas numa plenitude de fazer inveja a todos aqueles que levam a vida numa correria desenfreada. Nesta página encontramos desafios, pranks, muitos banhos de sol à beira de uma piscina e, acima de tudo, muito boa disposição. Valores transversais à página Retirement House que nos prova que a reforma pode ser um dos momentos mais divertidos das nossas vidas.

Nécessaire

Era uma vez o truque de beleza de Kate Moss… e fomos felizes para sempre

Sempre acreditei que o barato não tem de sair de caro e este é apenas mais um exemplo. Mas não confiem em mim, confiem na Kate Moss e na longa história da técnica “face icing”.

Coolhunting