Julia Roberts e Hugh Grant e "Notting Hill"
Coolhunting

Tendência Rom-Com Core: é só assistir a uma comédia romântica

Já é apontada como a tendência mais romântica de 2023 e uma espécie de regresso da estética Y2K usada agora com muito mais charme.

Se há tendência fácil de acompanhar (ou copiar), a Rom-Com Core é certamente uma delas. Senta-se no sofá, escolhe a tua comédia romântica preferida dos anos 90 ou 2000 e inspira-te nos looks das personagens principais. E, sim, o nome parece complicado, mas a tendência que está a marcar a moda em 2023 é mesmo fácil de seguir e pode ser a tua aposta segura para os próximos meses.

No ano passado a estética dessas décadas já tinha regressado às ruas, naquele movimento de moda que ficou conhecido como o regresso da estética Y2K e todo o coolness desses anos, mas agora dá lugar a versões mais românticas. E a tendência Rom-Com Core é vista nas coleções de grandes Casas de moda e já está a invadir também o street style.

Pensa na atriz Kate Hudson num vestido floral e com um cardigan na comédia romântica Como Perder um Homem em 10 dias; Jennifer Gerner num vestido babydool no filme De Repente Já Nos 30, de 2004; ou nas personagens de Giras e Terríveis, de 2004, com as suas low-rise jeans ou as micro minissaias. E é isso. Junta calças cargo, os chamados tops bustier e espartilho, tops cruzados, muitas malhas, e até gargantilhas.

No ultimo Pinterest Predicts Report, Rom-Com Core surge como grande tendência, a pesquisa por2000 girl” cresceu 235%, “cool girl aesthetic outfits subiu 140% epink mini skirt outfit cresceu também em procura 145%. E se a pesquisa pela tendência não fosse suficiente para a colocar na moda, nos últimos tempos vemos também várias celebridades a recuperar esses looks que marcaram os anos 2000, como Katie Holmes que sai à rua com um vestido usado com umas calças de ganga, ou Hailey Bieber com as suas calças de cintura baixas e os seus vestidos românticos.

A verdade é que a moda sempre foi cíclica e parece que há ciclos de 20 anos para voltarmos aos estilos que já fizeram sucesso. E mesmo as novas gerações Z e Y, usam-nas, mas com uma enorme capacidade de as adaptar aos dias de hoje.

A moda é a mesma, mas é ao mesmo tempo diferente. E é esse o lado mais fascinante. Por outro lado, o que parece ser atrativo para os consumidores nesta tendência Rom-Com Core é a vibe. Ou seja, parece haver uma procura por um estar de espírito mais otimista, romântico, nostálgico, a procura de um final feliz. Não será por acaso o sucesso da série romântica Emily in Paris, abrindo um novo caminho para o género e que possivelmente irá influenciar a moda nas próximas décadas.

Gourmet

Melgaço recebe a Festa do Alvarinho e do Fumeiro no final do mês

Entre 28 e 29 de abril há provas de vinho, showcookings, degustações e música ao vivo.

Coolhunting