Como cuidar do linho | Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Cinco dicas para que as peças de linho durem mais tempo

Sabias que não deves usar amaciador para lavar artigos em linho? Tudo o que tens de saber, a Versa diz-te.

A partir da primavera, basta entrar numa loja de roupa ou com artigos de cama para damos logo de caras com peças de linho. Estão por toda a parte e algumas até vivem dentro de guarda-roupas há alguns anos. O linho pode efetivamente durar, mas o tempo de vida é maior se cuidarmos deste tecido.  

É fresco e leve e confortável, mas é um material complexo que exige regras desde a lavagem à secagem. Zela pelas tuas roupas de linho e segue as dicas que se seguem.  

Como lavar 

O primeiro passo antes de lavar peças de linho é consultar as etiquetas para perceber se devem ser lavadas à mão, na máquina ou a seco, sendo o passo seguinte separar a roupa por cores para evitar acidentes. 

No que toca à temperatura, o linho nunca deve ser lavado com água muito quente (no máximo 30ºC), de modo a evitar que as fibras encolham, no entanto, há uma exceção para os linhos brancos, que podem ir até aos 60ºC. Quanto aos linhos escuros, devem ser lavados do avesso. 

No caso de as peças de linho serem lavadas na máquina, é preferível usar detergente líquido (se possível para tecidos delicados) em vez de sólido e devem ser evitadas as centrifugações elevadas. 

Não usar amaciador 

Além do detergente, nada mais deve entrar no processo de lavagem do linho, de acordo com a marca MagicLinen. Falando primeiramente dos amaciadores, estes enfraquecem as fibras e fazem com que tenham menor capacidade de absorção da humidade. 

Já os branqueadores de roupa, igualmente a evitar no linho, também tendem a enfraquecer as fibras e podem mudar a cor da peça.  

Para secar 

Uma regra de ouro é nunca colocar peças de linho em máquinas de secar a roupa, uma vez que deixa vincos difíceis de retirar. O melhor é então secar ao ar livre, idealmente num cabide de modo a evitar que a roupa fique amarrotada.  

Como engomar 

Ainda que se tentem prevenir os vincos ao estender a roupa, é inevitável ter de passá-la a ferro mais tarde. O mais aconselhado é usar um ferro a favor e passar a roupa, ainda húmida, do avesso.  

Tirar nódoas 

Nas notas finais, eis os segredos que faltam para tratar do linho devidamente. No caso de surgir uma nódoa, deve ser limpa de imediato com um guardanapo ou uma toalha húmida e nunca esfregar para que a mancha não aumente. 

No caso de ser uma nódoa difícil, será preciso dar conta dela com uma mistura de bicarbonato de sódio e gotas de vinagre, absorvendo depois a solução com um pedaço de papel.  

Coolhunting

Tops curtos para grandes resultados, bem ao estilo dos anos 90

As peças curtas dos anos 90, inspiradas nos looks de artistas como Gwen Stefani, Lil'Kim, Neneh Cherry ou Destiny's Child, estão de novo na moda.

Coolhunting