Camisola de malha | Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Como lavar camisolas de malha para que durem mais tempo?

Nunca cortes a etiqueta de uma camisola de malha. É o teu manual para fazer cada peça durar mais tempo.

Nem toda a roupa recebe o mesmo tratamento e a atenção para as camisolas de malha deve ser redobrada. Podem encolher na máquina de lavar a roupa, ficar pouco sedosas após uma lavagem ou com formas irregulares quando levadas ao estendal.  

Por mais que os saldos possibilitem a compra de camisolas de malha mais em conta, por uma questão económica e de sustentabilidade, será sempre melhor estender a vida das que já tens.  

A Versa reuniu algumas dicas.  

1. Atenção à etiqueta 

Antes de lavares uma camisola de lã, o mais importante é verificares o que diz a etiqueta. Nesta consta a temperatura ideal de lavagem, bem como o melhor método, que pode ser à mão, no caso de malhas mais delicadas ou na máquina. Outro aspeto a ter em conta é a composição, uma vez que nem todas as malhas são 100% lã e podem carecer de maiores cuidados.  

2. Seleciona o programa certo 

Uma vez verificada a etiqueta, é altura de colocar a camisola de malha na maquina de lavar a roupa – de preferência do avesso para evitar que fique deformada – e de selecionar o programa. O ideal será lavar a baixas temperaturas, no máximo 30°C, e em programas curtos, de modo a evitar que a camisola encolha. Se tiveres de definir a centrifugação separadamente, ajusta-a para uma baixa velocidade ou desliga, uma vez que as fibras podem ficar danificadas se forem torcidas na maquina.  

3. Um detergente de qualidade 

Quanto melhor for o detergente que usares, melhor para as camisolas de malha. Isto porque alguns detergentes contêm enzimas muito agressivas para a lã ou caxemira, retirando-lhes os óleos naturais que mantêm os tecidos macios. Vê as opções no mercado – como o Skip Lãs e Sedas ou A+ Líquido Baby – e segue a dose recomendada na embalagem.  

4. Não uses amaciador  

É verdade. Ao contrário do que possas pensar, o amaciador não ajuda a tornar uma malha mais macia. Em vez disso, coloca na maquina vinagre de limpeza, recomendação da marca de detergentes de luxo The Laundress. O mesmo funciona para as toalhas de banho.   

 

5. Retira o excesso de água 

Se optaste por desligar o programa de centrifugação, depois de uma lavagem, deves estender a malha sobre uma toalha seca e enrolar as duas delicadamente para absorver o excesso de humidade.  

6. Não uses máquina de secar 

Tal como não é aconselhado lavar as camisolas de malha a altas temperaturas pelo risco de encolherem, as mesmas não devem ser levadas à máquina de secar a roupa pela mesma razão. Contudo, se precisares mesmo de o fazer, opta pelo programa "delicado" para maior segurança. E nunca recorras a aquecedores ou lareiras para secar as camisolas de malha.  

7. Estende da forma correta 

Idealmente, as peças de malha devem secar na horizontal sobre uma tolha seca. Isto porque, quando estendes na vertical, o peso pode prejudicar a forma original da peça, principalmente na zona em que estiver suportada por molas. Outra nota: não deves expôr as malhas à luz direta do sol, porque podem descolorar e ficarem com as fibras estragadas.  

Nécessaire

A tendência balletcore subiu à cabeça com estes nove penteados

Com um coque baixo ou alto, adere à tendência balletcore. Há propostas para todas as ocasiões.

Coolhunting