diVERSA. BAVAN Studio | Edição: Vasco dos Santos
Diversa

diVERSA. BAVAN Studio, a marca com roupa de festa intemporal

A BAVAN Studio nasce com roupa de festa e leva a festa até ao nosso dia a dia. Conhece a marca portuguesa com artigos intemporais.

BAVAN Studio é uma marca portuguesa que nasce com o objetivo de oferecer roupa de festa para ocasiões especiais. Problema: estava tudo preparado para o lançamento em 2020, quando surgiu a pandemia da COVID-19 e as festas começavam a ser canceladas. Solução: arriscar e lançar na mesma. 

Foi o que fizeram Francisca Espírito Santo, de 34 anos, Joana Corte-Real, de 35, e Pilar Veiga, de 33, as fundadoras da BAVAN Studio.

"Foi um choque as circunstâncias com que nos deparamos, mas já tínhamos o nosso investimento todo feito e as peças já quase todas pagas. Por isso, a 31 de julho de 2020, lançámos a BAVAN Studio, cheias de medo, com todas as nossas poupanças e sonhos lá depositados”, contam à VERSA. 

Felizmente, a marca teve "imediatamente uma ótima aceitação e bons resultados de vendas" e persiste, em festa, até hoje.

As fundadoras e amigas vêm de áreas completamente diferentes — Francisca trabalha em Marketing Digital e Vendas, Joana dedica-se à área da Educação e Pilar gere um turismo rural —, atividades que mantêm em paralelo com o projeto que surgiu para colmatar uma lacuna no mercado.

"Quando começámos a ter os primeiros casamentos, sentimos que não existia nenhuma oferta direcionada a convidadas em Portugal", reconhecem. "Antes de criar a BAVAN, desenhávamos os vestidos que usávamos nos casamentos e, durante muitos anos, dizíamos assim por alto que devíamos lançar esta marca". 

O desejo cumpriu-se e surgiu então a BAVAN Studio, sigla que corresponde às iniciais dos apelidos de solteiras de cada responsável desta marca que se posiciona como sustentável.  

Sustentabilidade é o que move a BAVAN Studio 

A BAVAN Studio surgiu para diversificar as opções festivas para todas as mulheres e, atualmente, celebra não só momentos especiais como o dia a dia.  

Do vestido Mary da primeira coleção, um dos mais procurados, ao total look Sybill (€178) da coleção cápsula outono/inverno 2022, a marca procurou disponibilizar “diferentes modelos e designs que componham uma oferta abrangente, de forma a que mulheres de diferentes formas e feitios possam encontrar peças que lhes fiquem bem e, sobretudo, que as façam sentir bonitas”.   

Poderão ainda sentir que estão a fazer melhores escolhas pelo planeta, dado que, dos vestidos aos fatos, a produção visa sempre a sustentabilidade.

"As peças são todas produzidas em Portugal, a maior parte em confeções em Lisboa. Todos os produtos para a confeção são também comprados a fábricas portuguesas”, explicam.  

Obviamente, a escolha por tecidos portugueses — como crepes, cetins, chiffons e organzas — reflete-se no preço, mas o gasto é sazonal, uma vez que a marca lança não mais do que três coleções cápsula por ano.  

Intemporal e moderna: mais "um impossível" conseguido 

Se anteriormente falávamos de sustentabilidade, agora não é diferente. A missão é constante na BAVAN Studio, o que explica o facto de as peças serem apresentadas como intemporais, ao mesmo tempo que conseguem manter-se modernas, através de padrões florais, vistosos e combinações arrojadas de cores. Como é que isto se faz? As fundadoras explicam. 

"Quando definimos a palete de cores para cada coleção, prestamos atenção a pelo menos duas cores que sejam tendência nesse ano. Depois, tentamos juntar pelo menos mais três cores que estejam fora das tendências, que sejam originais e que combinem bem com as primeiras”. 

Certo é que, para ocasiões especiais ou casuais, a roupa de festa da BAVAN Studio não se esgota numa utilização. 

"Na coleção cápsula outono/inverno 2022 temos, por exemplo, o total look Sybil, que pode ser utilizado em separado num dia de escritório ou até num simples jantar. Ou o vestido-casaco Anna, um modelo espetacular em veludo, que pode ser usado como vestido num casamento ou como casaco no dia a dia", sugerem as fundadoras.

A nova coleção, lançada a 8 de novembro, vem mesmo a calhar para as festas de Natal e de passagem de ano de 2022, assim como deste ano em diante. Mostramos as novas peças na galeria, já disponíveis no site.  

Coolhunting

Lojas que deves mesmo visitar na Black Friday

Não é todos os dias que compras uma carteira Mickael Kors ou uma pulseira Swarovsky a preços mais acessíveis, mas na Black Friday as possibilidades aumentam muito.

Diversa