Fe Noel. Fotografia: Instagram
Coolhunting

É “O Vestido” da NY Fashion Week de que todos falam – porquê?

“O vestido” da Semana da Moda de Nova Iorque mereceu o nome pelo atrevimento de uma mensagem político-social ou pela estética inesperada?

A peça central na estreia de Fe Noel na Semana da Moda em Nova Iorque tem sido tema de debate na Internet e não há como negar que este impacto se deveu a um único vestido de toda a coleção - e não é um vestido qualquer, é “O Vestido”. O nome foi entendido, assim que esta peça desfilou e nos faz pensar.

Quase 2 milhões de euros foram investidos neste vestido, o que não se traduz no seu preço. Confuso? É que a peça é forrada de notas e o valor não é aleatório, mas, sim, meticulosamente calculado. 1,6 milhões de dólares em notas cosidas à mão têm um propósito e uma mensagem.

"Este vestido assenta num forte alicerce e constrói-se sobre ele. Representa a força das mulheres, ao mesmo tempo que realça um problema muito real na nossa sociedade - a diferença de 30% nos rendimentos da reforma entre mulheres e homens", declarou a designer Noel, em comunicado da marca.

"É um vestido estruturado com uma base sólida; a posição das notas de dólar é propositada; os acabamentos e o espartilho são todos concebidos para transmitir força e estrutura - algo que define as mulheres", acrescentou Noel.

Esta conta foi feita por quem percebe da matéria. O Centro para o Progresso Americano calculou quanto custava às mulheres o fosso salarial entre géneros, até à reforma. Tendo por base uma diferença salarial de 83 cêntimos para um dólar, as mulheres estão a perder 10.435 dólares em salários médios anuais, o que equivale a 417.400 dólares por carreira. Um valor que, se fosse investido, somava-se a uma taxa de retorno de 6%, chegando, assim, a 1,6 milhões de dólares. Dá que pensar, certo?

Mas se a mensagem não convence, o trabalho meticuloso da produção bem como a estética arrojada tem que ter impacto, e as imagens falam por si. 

Coolhunting

A versão 2.0 dos óculos de sol existe e estamos em euforia

Os novos modelos da LOEWE são tudo o que precisas para dar um toque divertido aos looks da próxima estação.

Coolhunting