Hanken diVERSA | Edição: Vasco dos Santos
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Hanken é a marca de desporto que faltava no mercado e não sabíamos

Roupa sem costuras, calças com elásticos e outras particularidades para praticar desporto com máximo conforto a Hanken tem. E há ainda novidades.

Bastou juntar parte dos apelidos de Maria Hansen e Pedro Stürken para criar o nome Hanken, uma marca portuguesa de activewear que nasceu em 2020. Entretanto, já lá vão três anos de um projeto que começou, ainda sem Maria e Pedro saberem, na Austrália.

“Eu e Pedro conhecemo-nos na Austrália, numa fase em que estávamos os dois a fazer imenso desporto, porque a Austrália é muito conhecida por isso. As pessoas acordam às 6h da manhã e vão para a praia e os ginásios estão cheios às 6h30. Depois, fomos para a Indonésia, porque queríamos explorar um bocadinho mais os desportos que estávamos a fazer no momento”, conta Maria à Versa.

Foi então no Sudeste Asiático que Maria tirou um curso de pilates e Pedro de ioga antes de os dois virem para Portugal, altura em que começa a pandemia. “Pensámos: como vamos continuar as nossas práticas e o nosso estilo de vida saudável?”, lembra a co-fundadora.

A alternativa foi criar uma marca de roupa e acessórios desportivos que inspirassem outros a continuarem a praticar desporto, ao mesmo tempo que se colmatava uma lacuna no mercado. “Fizemos um tapete com as guias todas para uma aula perfeita de ioga. Eu, por exemplo, no pilates, estava sempre ao contrário e as leggings caiam-me e não tinham elásticos nos sítios certos”.

Depois de estudarem o que faltava na moda desportiva, Maria e Pedro lançaram então as primeiras peças Hanken: leggings, biker shorts e tops bra, crop e tank – tudo seamless (sem costuras). Já numa segunda coleção, foi altura de introduzir peças desportivas para homem.  

O que faltava no mercado, a Hanken tem 

Faltava roupa de desporto confortável sem costuras? A Hanken tem. Não havia calças com elásticos para evitar que descaíssem? A Hanken tem. E também faltava roupa de desporto masculina com algumas particularidades? A Hanken tem. 

“A nível dos materiais, o mercado não oferece materiais muito bons e confortáveis [para homens]”, começa Pedro por dizer. É por isso que, refere, criaram peças como a t-shirt tech, com costuras laminadas que não se sentem e ainda com um painel debaixo do braço para evitar que as mesmas causem desconforto.  

E porque, para alguns, conforto é também saber que roupas novas não são sinónimo de um impacto negativo para o planeta, a Hanken nasce já com um conceito anti-desperdício. 

“Cada peça da nossa coleção seamless é tricotada exatamente com o fio que é preciso. Há zero desperdício de material”, explica Maria Hansen, acrescentando que os artigos, feitos com materiais reciclados, também não têm etiquetas e que toda a informação necessária está online.

Para que as peças sejam efetivamente duráveis e estejam assim também de acordo com uma moda mais sustentável, há três dicas da marca que devem ser seguidas imperativamente: lavar a roupa a 30ºC, nunca usar amaciador e secar à sombra. Tudo para que as fibras, os elásticos e a cor se mantenham intactas.  

O que há de novo e o que está por vir 

Se havia ainda algo a faltar, eis que surgem novidades na Hanken, apresentadas num evento com direito a aula de ioga, sound bath e a presença de vários famosos e influencers portugueses, entre eles Rita Patrocínio, Raquel Sampaio, Alice Trewinnard e Renato Duarte.  

À coleção juntam-se agora jumpsuits (€115), com textura canelada compressiva, calções curtos (€58), uma nova t-shirt seamless (€56) e long sleeves (€74), uma espécie de t-shirt de manga comprida. 

 

Como a vontade de Pedro e Maria em criar mais e mais é insaciante, no dia em que mostraram a nova coleção ao público, revelaram à Versa o que ainda está por vir. A próxima novidade é um casaco à prova de vento e de água, “mais para quem sai do surf e quer aquecer-se um bocadinho ou vai mandar uma corrida ao final do dia e quer uma coisa não muito quente”, refere Pedro, e de seguida surgirão fatos de treino, t-shirts mais leves, leggings com um novo tipo de material, sutiãs com suporte e calçado.  

Apesar da ligação de Pedro ao ioga e de Maria ao pilates, as peças de roupa desportiva da marca portuguesa são para serem usadas em todos os tipos de desportos, estando sempre garantida a “liberdade de movimento”.  

Além de vários modelos, as peças da marca apresentam-se em diversas cores, do Apple ao Ocean, e todas as coleções estão disponíveis online.  

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