Reprodução "Confessions of a Shopaholic" 2009
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"Keep or Return": é urgente pôr fim à tendência que conquista milhões no Tiktok

"Façam o que o mundo vos pede, não façam o que o Tiktok faz", seria a expressão que usava para introduzir um novo flagelo tiktoniano.

Sejamos utilizadores do TikTok, meros atentos a tendências ou amantes de tudo o que se passa no universo da moda, já passámos pela hashtag #KeepOrReturn. Uma tendência que tem pouco de inofensivo, já que incentiva ao hiperconsumo e mostra o dedo do meio às preocupações ambientais.

Se por um lado cresce a preocupação com o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente e várias já são as marcas que defendem uma abordagem mais green e reinventam soluções de produção mais sustentáveis, por outro, temos um Tiktok a fazer braço de ferro com quem tem as preocupações informadas e de urgência.

Mas e o que é isto do “Keep or Return”? A tradução sugere “manter ou devolver” e a ideia é precisamente essa: comprar, provar, devolver. Os digitais influencers mostram-se a comprar montanhas de roupa, a experimentá-las e, em seguida, a devolver as peças que não gostam. Sem olhar ao custo ambiental dos retornos, nem ao consumo desenfreado, os internautas juntam-se facilmente a esta tendência – e já são milhões!

Vale relembrar que a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo e por mais que muitas marcas tentem reverter esta realidade, o consumismo absurdo trava a chegada a bom porto. De acordo com as entidades reguladoras, estamos a falar de cerca de 1,2 mil milhões de toneladas de emissões de carbono que são libertadas todos os anos pelo setor. Uma informação que devia pesar na consciência dos consumidores para melhores escolhas.

E ainda que radicalismos não sejam adotados em detrimento da preservação do nosso pequeno planeta, será que aderir a este “Keep or Return” não pesa demasiado na balança da sensatez? 

Também não me vou escudar em hipocrisias e admito que nem todas as minhas escolhas são informadas. A verdade é que não vos sei dizer tudo sobre o processo de produção da t-shirt que tenho vestida, mas sigo a máxima "o que é demais é erro" e isto parece-me demais. 

 

 

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