Uma versão da história conta que os blazers surgiram no século XIX no seio dos remadores de clubes navais britânicos que adotaram um casaco largo para se protegerem do frio, designado por blazer somente em 1825 devido à cor intensa e brilhante como o fogo (do inglês, blaze).
Outra versão da história conta que os blazeres surgiram em 1837, quando o capitão da fragata HMS Blazer, pertencente à Armada britânica, ordenou que a tripulação usasse uma roupa especial para receber a visita da Rainha Victória. Parece que a rainha terá gostado dos casacos, que acabaram por se tornar no uniforme oficial da marinha real.
Seja qual for a verdadeira história, o que é facto é que o blazer permanece até hoje como uma peça intemporal e sinónimo de elegância. Das jovens mulheres às mulheres acima dos 40 anos, em qualquer idade e guarda-roupa deve haver espaço para um blazer. Em especial, um blazer com padrão xadrez.
As atrizes Drew Barrymore e Courteney Cox, com 47 e 58 anos, respetivamente, mostram que esta peça é obrigatória nos seus guarda-roupas.
Da Zara à La Redoute, temos nove blazeres xadrez para quem não descura a elegância.