Instagram Roy Michael Treur
Coolhunting

O designer por trás do casaco que é usado de 65 mil formas diferentes

Com apenas uma peça, um novo casaco para todos os dias da tua vida. Esta é a mais recente proposta de um jovem designer de moda que promete dar cartas na indústria.

O caminho de Roy Treur no mundo da moda está a ser feito a passos largos e o sucesso começa a ser palpável. Criativo, inovador e autodidata, o designer que em 2017 criou, juntamente com um amigo, a página de Instagram Cultur Fits, lançou-se ao design de moda e acabou por criar a marca homónima Roy Michael, que agora colhe bons frutos.

"Tínhamos a ideia de criar uma marca de roupa, mas não tínhamos as ligações ou o alcance [para o fazer]. Por isso, queríamos criar o nosso próprio alcance”, cita-o um artigo da Flash Magazine de 2022, a propósito da página Culture Fits, que hoje soma mais de 458 mil seguidores.

Foi na quarentena que Roy Treur começou a explorar materiais e objetos mundanos, fugindo um pouco do conhecimento institucional de moda e cultivando o seu saber de uma forma autodidata, sem se distrair com o que já é criado por outros designers. Uma visão que vai deixando explicada nas redes sociais. Mostrou, assim, que a criatividade aliada à sua convicção de que a moda deve ser fácil de usar é a receita de sucesso.

"Tento inspirar-me em tudo. Também não olho para o Instagram nem sigo outros designers porque sinto que, se o fizer, só vou criar peças que já existem. Quero criar algo que ainda não tenha sido feito”, lê-se ainda no mesmo artigo.

Ainda pouco se sabe sobre quem é Roy Treur, mas as provas deste jovem talento têm sido lançadas. No TikTok encontrou a visibilidade de que precisava e agora é um nome a ter em atenção. Uma das suas recentes criações e consequente feedback vêm provar isso mesmo.

Trata-se de um casaco em pele que pode ser usado de 65,536 maneiras, ou, se preferirem, todos os dias durante 180 anos de formas diferentes, através das 16 partes removíveis que constituem a peça.

“Podes escolher retirar todas as partes, ou retirar apenas algumas. Isto dá-te opções para criar novas composições do casaco todos os dias durante 180 anos”, explica o vídeo abaixo publicado pelo designer.

 

E esta é apenas uma das muitas peças que dizem algo sobre a sua forma de pensar e de criar. Antes mesmo do casaco que conquistou a atenção de tantos internautas, Treur concebeu umas calças resistentes à água e um colete que funciona como mochila: "Tinha um problema em usar a minha mochila por cima do meu colete e pensei: 'Ok, resolve este problema'." E resolveu.

 

Os próximos capítulos da sua jornada no mundo da moda não se esperam menos do que inovadores e, deste lado, estamos expectantes.

Design e Artes

A Cordoaria Nacional vai ser palco da maior feira dedicada a antiguidades

De 5 a 13 de Maio, a Lisbon Art & Antiques Fair promove visitas guiadas, exposições, conversas e lançamentos de livros e revistas sobre antiguidades e arte contemporânea.

Coolhunting