Kim Kardashian | Fotografia: Kevin Mazur/WireImage/Getty
Coolhunting

O vinil não é exclusivo de Kim Kardashian: aprende a usar a tendência

O vinil tem vindo a conquistar designers de alta-costura, celebridades e já invadiu as ruas, encontrando peças em marcas com a H&M, Zara ou Mango.

Os materiais vegan ou cruelty free estão a ganhar terreno no mundo da moda e um dos mais utilizados tem sido o vinil, que já conquistou designers de alta-costura, celebridades e invadiu o street style. O objetivo? Substituir cada vez mais a pele animal, mantendo a mesma qualidade e estilo.

A razão do sucesso deste material é muito simples: é arrojado, de confeção fácil, e confere personalidade a qualquer look, permitindo combinações super criativas.

Ganhou destaque nos anos 60/70, quando alguns estilistas da época, como André Courrèges ou Pierre Cardin, viram no plástico PVC uma oportunidade para criar roupas futuristas e high-tech. Foram confecionadas botas, capas de chuva, vestidos e outras peças para serem utilizadas no dia a dia e, em meados dos anos 90, começaram a surgir com frequência na televisão ou em revistas através de apresentadores, modelos ou atrizes. Como a moda é cíclica, regressa agora para marcar mais uma posição.

Hoje, e um pouco por todo o lado, encontras saias, calças, leggings, gabardinas, vestidos ou botas em tecidos brilhantes e vistosos. O vinil pode elevar um look simples, mas sabemos que não é um tecido fácil de adotar, por isso damos algumas dicas para que o sucesso seja garantido.

Podes usar uma gabardina de vinil com camisas básicas, jeans e mocassins ou ténis. Usa um minivestido com botas de vinil de cano alto ou leggings brilhantes com botas militares e um top mais simples e casaco sóbrio.

Se quiseres ousar mais um pouco, podes apostar em looks totais, mas sugerimos que te fiques por uma só cor, e se for um tom escuro melhor ainda. Seja qual for a escolha, o segredo é o bom senso e a moderação.

Mas como se deve cuidar da roupa de vinil?

Este material exige alguns cuidados porque é revestido com uma camada de plástico. Por esse motivo, as roupas não devem ser esticadas excessivamente, para evitar que esta camada perca o brilho, se parta ou até se rasgue.

Estas peças não precisam ser lavadas constantemente, sendo suficiente a aplicação de um higienizador de tecidos do lado de dentro da roupa e a limpeza do exterior (camada de plástico) com uma esponja húmida.

Caso haja necessidade, as roupas de vinil devem ser lavadas à mão com água morna e uma pequena quantidade de detergente líquido. Não utilizes sabão em pó.

Para secar, deves virar a roupa do avesso e deixar à sombra para não deformar. Nunca a passes a ferro ou coloques na máquina de secar.

Guarda as peças em separado, num local arejado, já que os artigos de plástico podem transferir a cor. Para manter o brilho das peças, podes usar silicone líquido.

Design e Artes

iPhone original vendido em leilão bate recorde

O telemóvel, um iPhone de primeira geração, encontrava-se selado e foi vendido por mais de 50 mil euros num leilão nos Estados Unidos.

Coolhunting