Oscar Isaac | Fotografia: Jeff Spicer/Getty Images
Coolhunting

Sim, senhores, estas saias são para vocês

Aqui trabalha-se com verdade e a verdade, meus caros, é que a moda deixou há muito de ter género.

“Genderless” há muito que é mais do que uma simples buzzword na indústria da moda. E a moda, melhor do que qualquer outro setor, sempre soube ler os tempos, a sociedade, as mudanças, os novos caminhos. Com criatividade e, acima de tudo, com liberdade. E com mais ou menor ativismo, ou se quisermos apenas uma visão do mundo, tem procurado derrubar as barreiras de género e mostrar que há sempre espaço para novas possibilidades. As recentes Semanas de Moda, de Milão a Paris, nos desfiles e nas ruas, continuam a ser prova disso.

Há já algum tempo que se discute se devem manter-se Semanas de Moda para Homem e Mulher em datas diferentes ou transformar num evento único onde se apresentem coleções para os dois segmentos. Até porque a moda está cada vez mais sem género. As coleções ditas masculinas apresentam vestidos e saias, tecidos maleáveis, plissados e peças multirecortadas ou estruturadas que dão movimento aos looks e um ar mais delicado, e até leve, ao homem do século XXI.

Hoje, o guarda-roupa não precisa ser definido por géneros, mas sim por aquilo que nos deixa mais confortáveis. As últimas semanas de moda mostram que o homem contemporâneo não tem de esconder ou abdicar da sua sensibilidade e que um look masculino também pode ser leve, charmoso, seja em modelos do dia a dia ou nos mais formais e sofisticados.

Dir-nos-ão vocês: mas os homens já vestem saias há séculos! É verdade, e em certas culturas é até banal. A grande novidade nos tempos que correm é que, tal como na moda feminina, os estilos, os comprimentos e feitios são mais variados e há cada vez menos limites. Há estampados, flores, plissados, cores e também modelos sóbrios para quem prefere ser mais discreto. 

Prova disso são nomes como Brad Pitt, Vin Diesel, Pete Davidson, Jared Leto ou Oscar Isaac que não têm problemas em mostrar que, fora das passerelles, os homens também usam saias e fazem-no muito bem.

E agora mostramos-te como podes usar também.

Coolhunting

Enfrenta a primavera (faça chuva ou sol) com este casaco da Primark

Na primavera é preciso ter sempre um casaco à mão e este da Primark cumpre todos os requisitos para a estação.

Coolhunting