A tendência calçado ARCTIC NOMAD
Coolhunting

Footwearology: eis o que vais calçar no futuro

Na MICAM em Milão, uma das mais importantes feiras de calçado do mundo, a VERSA foi à procura das tendências e diz-te o que vamos calçar no futuro.

A MICAM, a feira realizada em Milão, que todos os anos recebe marcas e compradores de todo o mundo, nomeadamente de Portugal, é também o lugar onde se encontra espaço para a inovação e se conhece o que está a mudar na indústria do calçado. A vontade é de olhar para o futuro, para a forma como as novas tecnologias podem ajudar a transformar o setor e ajudar a reduzir o impacto da pegada destes negócios no mundo. Em parceria com a empresa de tendências Livetrend, este ano, foram apresentadas quatro grandes tendência, que devem inspirar as marcas e a nós, consumidores. 

DOOMSDAY ALLURE – Se quisermos traduzir será algo como uma estética sombria, uma tendência que releva a beleza do preto em forma de luxo, mas com alguns detalhes quase sinistros. Como estética, explorar o mito dos mundos escondidos, abordando subculturas rebeldes ou comunidades espirituais. As silhuetas destes sapatos surgem como que para criar um vilão poderoso e há um fascínio dramático. Os detalhes são particularmente importantes para acentuar o conceito: correntes a enfeitos góticos e ferragens elegantes, esta visão de juízo final romantiza uma narrativa noturna de poder, de beleza e de desejo.

ARCTIC NOMAD – Como o nome sugere, descreve um futuro em que iremos lidar com um clima mais severo e com a crescente carência de recursos, levando-nos à paisagem de uma era de gelo futurista. Esta tendência funde elementos primitivos do Ártico com soluções orientadas para a tecnologia. As silhuetas dos novos produtos fundem elementos crus e utilitários com contornos futuristas refinados. Há texturas granuladas, peles polares e camurça. Ao mesmo tempo, são introduzidos materiais com um brilho sofisticado para embelezar os estilos de inverno.

VIRTUOSO VERSE – Esta tendência fala numa criatividade coletiva, que aborda uma identidade quase lúdica. Há a libertação de códigos e fronteiras, colocando a individualidade acima da uniformidade. Esta liberdade recém-descoberta permite-nos explorar mundos phygital, algures entre o virtual e a realidade, para construir comunidades mais atípicas. À medida que as influências artificiais encontram o upcycling criativo, há novos produtos a transformar-se num caleidoscópio de estilos para impulsionar o humor e para liberar energias experimentais. Novos produtos que visam a beleza do ímpar, celebrando volumes e contornos inesperados com características como solas pneumáticas, saltos orgânicos ou formas totalmente moldadas.

CURATED POETRY - Esta tendência de calçado traduz a vontade de encontrar refúgio no passado, em conceitos simples, bucólicos, com uma vibe retro que evolui para um novo romantismo e sem género. O tema é inspirado no património revisitado com um toque contemporâneo. Reminiscente da vida nas terras altas, esta história (re)imagina jardinagem, agricultura e códigos de estilo mais elevados da aristocracia. O resultado é uma narrativa sem género, bucólica mas preppy, onde permanecem características estilísticas com base na herança do campo, integrando couros pesados vintage e materiais luxuosos para realçar a nostalgia poética. Enquanto as características rurais incluem solas de madeira e borracha crua, há novos detalhes, como fivelas chiques, que introduzem uma curadoria mais delicada aos produtos.

Nécessaire

Só precisas de gastar dois euros para teres roupa mais branca

Não há nada mais irritante do que ver as nossas peças branquinhas ganharem aquele tom amarelado por mais que as lavemos e cuidemos delas. Vamos a um truque?

Coolhunting