Reprodução filme 'Gentleman'
Coolhunting

Um novo ‘dandy’ quer-se com mocassins, segundo as tendências de moda

Se em 2022 nasce uma febre de mocassins femininos, em 2023, o modelo regressa para as tendências masculinas, de forma pouco convencional.

"Há uma loucura pelo mocassin e ficámos sem stock em setembro. É um sapato que funciona durante todo o ano, com toda a aparência funcional e versátil", disse à AFP Graziella Dubief, diretora de compras de calçado nas Galeries Lafayette, citada pela Fashion Network.

Já Pierre Hardy, designer não só da sua própria marca como do calçado da Hermès, nota também "um aumento percetível" na procura de mocassins em ambas as casas, "desde esta estação e nas compras para o verão", refere a mesma publicação.

"Pode-se estar na moda com um [modelo] clássico, basta usá-lo com um par de calças, calças de ganga ou jardineiras ligeiramente mais largas", diz ele, destacado o rumo da tendência mais desconcertante, em que se pede que os mocassins sejam usados de forma menos convencional. O modelo pode, por exemplo, ser usado com meias que "não têm nada a ver", ou seja, que sejam pouco esperadas, como meias brancas ou com textura. 

O sapato que nasce espelhando uma imagem mais conservadora é agora atribuído a um look mais rebelde. Um novo dandy. Um homem elegante que não deixa de ser irreverente. 

A certa altura, "era realmente o sapato de direita, reativo", o que inconscientemente nos leva à imagem de um "dandy rígido", ao contrário do homem "que se mexe, que faz desporto, que não tem medo de usar branco no Inverno".

Gourmet

Brilhante: a nova casa do clássico bife lisboeta que pisca o olho aos clássicos franceses

No novo restaurante de Luís Gaspar, viaja-se no tempo, revisitando a tradição dos antigos cafés lisboetas. Dividido entre os clássicos da cozinha francesa e a reinterpretação do icónico bife à Marrare, assim se faz o Brilhante.

Coolhunting