Reprodução Instagram | Edição de imagem: Vasco dos Santos
Coolhunting

Da indecência à cama: já acordaram para o espetáculo da moda?

Está na hora de acordar a criatividade desta indústria. Foi preciso um dito outsider agitar as coisas para nos lembrarmos do espetáculo a que a moda obriga.

Às linhas que se seguem apenas devemos um único e honesto disclaimer: diga-se o que se disser, isto não é aborrecido. Até porque se Tommy Cash é protagonista desta controversa, então não há como lhe sermos indiferentes.

O rapper estónio é figura, por si só, pouco consensual no mundo da música, e não deixa de ser disruptivo quando se faz ouvir noutras matérias. Tommy Cash voltou a marcar presença nas Semanas da Moda e claro que não passou despercebido. Dos trajes estranhos a outros indecentes (isto quando há roupa à mistura), nada escapa ao escrutínio público, mas a mensagem que transmite é bem audível. Desde 2022, Tommy parece cansado de uma indústria que pouco lhe tem a dizer, de criações aborrecidas e de lugares-comuns. Não se fez notar pelas roupas, mas pelas fantasias com que desfila neste que parece ser um "One Man Show". Com um dress code muito próprio, Tommy continua a gozar o prato.

 

 

Ainda temos bem presente quando chegou de carrinho de bebé e apenas uma fralda aos desfiles da primavera/verão 2022/23, ou quando assistiu aos desfiles na primeira fila, ora a tricotar uma camisola, ora a exercitar os músculos munido de um halter. E, na altura, para esta última deixou um conselho apropriado ao que se seguia: “Continuem a perseguir os vossos sonhos”.

 

 

Chegou também a “vestir" “a primeira coisa que encontrou no guarda-roupa” que, no caso, significava uma modelo viva às costas. E, enquanto colaborador de longa data de Rick Owens, assistiu ao desfile deste último, tapado por apenas cabelos longos ao estilo Rapunzel, atordoando a multidão. Uma escolha que Tommy justificou em declarações à Highsnobiety: "Toda a gente está tão [bem] vestida, que alguém precisa de se despir”.

 

Se nada disto bastou, numa alusão quase óbvia a Anna Wintour, Tommy volta agora à fila da frente das apresentações da Semana da Moda de Paris com uma revista Vogue na mão e serve-se da mensagem de capa para uma epifania que retrata o seu comportamento: “A Moda está morta?”. Já por outras palavras, ainda acrescenta nas redes sociais: “Está tudo em saldos”.

 

Ainda que o rapper esteja sempre refém de polémicas, para lançarmos um juízo de valor sobre Tommy é preferível abrirmos os horizontes a várias leituras e não nos deixarmos levar pelo óbvio e pelo claro descaramento de tudo isto. A maioria critica ferozmente o seu comportamento e questiona todo o sentido estético da coisa, mas parece que Tommy só quer dizer que a criatividade está adormecida e que a monotonia dos dias de hoje na indústria da moda dá sono…

Aliás, é numa cama com a cabeça deitada numa almofada que Tommy encerra assim o seu espetáculo.

Gourmet

Casa Relvas: as novas colheitas de 2022 já chegaram

Dos mais tradicionais aos de curtimenta, há cinco novos vinhos para provar a partir de €5.

Coolhunting