Groupie me confesso. Sou provavelmente (pelo menos gosto de pensar que sim), a maior fã de Sofia Coppola, desde a sua estreia como realizadora, há 25 anos com As Virgens Suicidas. Gosto da sua visão tão particular do mundo, da sua estética (posso lhe chamar feminina e elegante?!) facilmente reconhecida, dos Phoenix que se ouvem em cenas cuidadosamente pensadas. E se tenho um preferido, claramente o filme de 2003 Lost In Translation, desculpem, mas este não vou traduzir para português. Espero que por isso não me digam: “I guess this is goodbye” …
Para celebrar esses 25 anos de carreira, a japonesa Uniqlo lançou uma coleção cápsula inspirada nos filmes de maior sucesso da cineasta. São cinco T-Shirts que agora imortalizam algumas das cenas e diálogos mais marcantes dos seus filmes, como As Virgens Suicidas, Maria Antonieta ou The Bling Ring. T-shirts brancas ao estilo de um básico como estamos habituados a ver na Uniqlo, a marca que depois de conquistar o Japão pela moda ao estilo “uniforme” de trabalho, se afirmou nos mercados internacionais pelas suas linhas simples, produtos técnicos e até colaborações frequentes com outros nomes bem conhecidos mundialmente.
Nesta coleção desenvolvida entre Coppola e a Uniqlo há também uma mala em algodão, o grafismo é desenhado por Peter Miles, responsável pelos títulos e cartazes dos filmes de Coppola, e desenvolvido pelo UT, a unidade que produz as coleções de impressão gráfica da marca japonesa.
A verdade é que a realizadora de 51 anos é um rosto também frequente no mundo da moda. Seja na primeira fila de desfiles de grandes Casas como a Chanel, seja através de outras colaborações como a que a juntou à Louis Vuitton e ao então diretor criativo Marc Jacobs em 2013, na criação de uma coleção de malas. E bem jovem, antes de se estrear no cinema, estagiou com Karl Lagerfeld, para quem viria a recriar o apartamento de Coco Chanel na rue Cambon, para o desfile primavera/verão 2020 da casa de moda de luxo.