New Balance | Fotografia: D.R.
Coolhunting

Queremos os ténis de sucesso da New Balance ou a réplica da Gucci?

Já não é a primeira vez que o design da New Balance parece servir de inspiração a outras marcas. E os novos ténis da Gucci impõe a questão: onde já vimos isto antes?

Os New Balance 550 têm sido o ex-líbris da marca nos úlimos tempos, aliás, são registados como o modelo mais vendido em 2022, com 36% do total de vendas, de acordo com a plataforma Goat. O modelo original chegou ao mercado em 1989, num design inspirado no basquetebol, e, desde então, sofreu alterações que fizeram nascer novas versões, algumas delas até contam com várias colaborações.

Por isso, não podendo contestar o sucesso dos 550, não é de estranhar que um design semelhante chegue agora ao mercado. É o caso dos MAC80, da Gucci. Obviamente não se trata de uma cópia exata, até porque a Casa italiana não parece precisar de se apropriar do trabalho de outrem para fazer valer as suas criações, mas se é fácil reconhecer as parecenças entre estes modelos? Isso, sim.

 

Como notou o site Hishsnobiety - e bem -  a imitação é a forma mais honesta de bajulação, por isso, se olharmos para este lançamento como uma homenagem ao design da New Balance, talvez possamos aceitar e celebrar os novos ténis Gucci.

O modelo MAC80, disponível em várias cores, pode ser adquirido por 750 euros. Como seria de esperar, este modelo é bem mais caro do que o seu "par gémeo" da New Balance 550, que encontramos à venda por 170 euros.

Dado os valores praticados para modelos com design idêntico, talvez os amantes de ténis queiram refletir: quanto estou disposto a pagar por um selo Gucci? 

Nécessaire

Tens filhos pequenos? Esta esponja vai resolver os teus problemas

Se tens filhos pequenos e não acreditas em magia para manter a casa sempre limpa, investe 69 cêntimos nesta esponja e vais ter uma boa surpresa.

Coolhunting