Gala 10 anos TVI Ficção
Coolhunting

A moda circular não é ficção para os atores da TVI

Numa gala em que os looks saltam à vista, recebemos dicas dos atores para fazer da moda um mundo mais sustentável. Reutilizar é palavra de ordem.

Em 10 anos muita coisa muda, em especial o estilo. As tendências de ontem não serão as de amanhã, mas podem ser as do ano seguinte, o que permite resgatar o que já temos no armário. E numa altura em que o tema sustentabilidade é cada vez mais falado no mundo da moda, não surpreende que o assunto também tenha estado presente na festa de ontem para celebração dos 10 anos da TVI Ficção.

A Versa andou a questionar o que cada um escolheu e brilho foi coisa que não faltou.

Uns optaram por criadores nacionais, como Isac Alfaite, que levou Nuno Gama, outros fast fashion, e outros o que os faz sentir bem, quer num evento, quer no dia a dia, quer com o planeta.  

Ana Varela  

“Prático, clássico e que não seja o meu estilo que coloque em causa o estilo do planeta”. É assim que Ana Varela define e deseja que seja o seu próprio estilo, razão pela qual está ligada a várias marcas mais sustentáveis, desde a Buzina à Vintage For a Cause, que acaba de lançar a nova coleção Essentials Premium, em parceria com a atriz.  Além de escolher o prático porque “é versátil, dá-nos movimento e torna-nos disponíveis”, prefere o clássico “porque pode ser usado infinitas vezes e fica sempre bem”, explica à Versa.  

Uma vez que a profissão exige interpretar e vestir literalmente outras personagens, Ana Varela aproveita por vezes para continuar a dar uso a algumas das peças. “Da Cláudia, no filme de António-Pedro Vasconcelos [referindo-se a ‘Km 224’], fiquei com a gabardine dela. E sempre que posso ficar com peças que fazem sentido na minha vida, acabo por comprá-las à produção e reutilizá-las”, remata. 

Manuel Marques  

O ator da novela 'Festa é Festa', da TVI, brinca na ficção, mas para ele no dia a dia a roupa é um tema sério.  

“Opto por reciclar a roupa e por não comprar coisas que são muito descartáveis. O fast fashion faz-me alguma confusão. Costumo reciclar a minha roupa e no meu caso prefiro comprar coisas boas que durem mais”, disse-nos.  

“A moda é cíclica, portanto, vou sempre readaptando e reciclando as coisas que tenho”, continuou. Tudo isto culmina num estilo simples, acima de tudo confortável, e cuidado. “Não gosto de andar desmazelado, cuido da minha imagem, mas não sou propriamente escravo da moda”. 

Rui Neto  

'O Último Beijo', ‘Queridas Feras’, e 'Inspector Max’ são algumas das novelas da TVI em que o ator Rui Neto participou e que o levaram a estar presente na celebração dos 10 anos da TVI Ficção. Como ator tem de vestir vários estilos, já no dia a dia assume que gosta de coisas vintage.  

E onde ir buscar o estilo feito de peças que ninguém tem? Onde nem todos vão.

“Como faço muitos projetos de teatro e cuido um bocadinho dos figurinos do espetáculo, acabo por ter assim uma mão no guarda-fato do teatro. E lojas de segunda mão são sempre ótimas. Em viagens, nas feiras e lojas fora do país, há muita coisa vintage, com que depois se consegue fazer um bom cruzamento com outros estilos e coisas modernas.  É quase reciclar o estilo, sem necessidade de estar a produzir roupa nova. Tentar fazer pequenas alterações: transformar uma camisa em casaco ou numa coisa com botões, põe-se um fecho".  

Coolhunting

A nova coleção de Cata Vassalo liga uma flor a cada mês do ano. Qual é a tua?

Cada mês do ano tem uma flor predominante e foi a pensar nisso que Cata Vassalo criou a nova coleção “Meses na Cata Vassalo”.

Coolhunting