Gigi Hadid | Fotografia: Gotham/GC Images/Getty
Coolhunting

Tie ou dip dye: um mix de cor em 15 peças, de Marques'Almeida à Zara

O tie dye voltou a encher as roupas de cores, dos vestidos às t-shirts. Faz como Gigi Hadid e Brad Pitt e aposta nelas este ano.

Poderíamos dizer “bem-vindo de volta, tie dye”, mas a verdade é que nunca chegou completamente a desaparecer. Deu jeito como hobbie durante a pandemia da COVID-19 e voltou em força à moda em 2022, arrastando-se para 2023.  

Uma das mais antigas técnicas de tye dye é a bandhani, que consiste numa forma de tingimento que dá origem a desenhos figurativos, segundo a Times indiana. Já nos nossos dias o tie dye caracteriza-se mais pela mistura de cores de forma abstrata ou com formas pouco lineares, como uma espiral.

Está um pouco por todo o tipo de peças, desde um vestido a uma t-shirt, tal como usaram Gigi Hadid e Brad Pitt este ano.  

É possível que, entretanto, ouças falar de dip dye, uma vertente mais elegante do tie dye, que mistura tons escuros e claros de uma mesma cor para criar uma aparência uniforme. Normalmente o termo está mais associado ao tingimento do cabelo, mas, de acordo com a Style Caster, é uma das tendências para 2023, dado o que foi apresentado nas passerelles por Altuzarra e Ulla Johnson.  

O dip dye está menos presente nas coleções de moda, mas vai surgindo ao lado de peças tie dye, como encontramos na marca portuguesa Marques'Almeida à Zara. Descobre algumas delas na galeria.  

Coolhunting

O teu Fado é vestir um bairro de Lisboa da nova coleção da Esmér

A marca portuguesa Esmér, que conquistou Daniela Ruah, acaba de lançar a coleção de primavera/verão. Através dela podes vestir a alma de Lisboa.

Coolhunting