Quando iniciámos a reflexão em volta da Versa (que celebra 1 ano de vida a 2 de maio, data em que foi lançada ao público) na primeira metade de 2021, esta foi desde logo uma pergunta que soubemos que tinha de ser respondida de forma veemente. Mais um projeto editorial no mercado? Para quê? Para quem? Qual o seu propósito? Com tantos e bons títulos, porque vale a pena investir e achar que teremos retorno comercial, leitores atentos e interessados e uma comunidade de Versa-lovers?
A nossa ideia tornou-se clara a partir certo ponto, com a constituição do núcleo fundador que gravitou em redor da reflexão. Há um propósito no segmento do lifestyle. Viver a vida usufruindo da mesma para além do óbvio. Experimentar coisas. Coisas boas. Experiências com família e amigos. Mas também a sós, porque não. Nos lugares a que gostamos de voltar (sabendo quais as novidades que nos justificam o regresso), mas também a novos lugares. E mais do que isso. Também sair da zona de conforto, entrar no conhecido que se conhece pouco e se receia ou mesmo aventurar-se no desconhecido.
Convidámos agências a participar na construção daquela que viria a ser a marca e a sua identidade – VERSA – e obtivemos a mesma reação. Sim. Preciso disto. Quero isto. Faz falta. E a assinatura a par da marca surgiu naturalmente: a Versa leva-nos a descobrir “o outro lado do lifestyle”.
Depois desta ideia, a nossa personalidade. Num mundo de “vocês" começámos a tratar as pessoas por tu, com intimidade e verdade, com uma atitude frontal, provocadora, confidente, defendendo valores de igualdade, criatividade, oportunidade, irreverência. A nossa relação com a comunidade é levá-la à descoberta. Trazer do que viaja à nossa volta aquilo que nos faz descobrir a nós mesmos.
De permeio, é preciso igualmente um foco. No nosso caso ele está muito apontado ao que é o futuro. As tendências. Para onde vamos. Na moda, na beleza, na comida e bebida, na saúde mental e física.
Claro que também somos apaixonados por saldos, pechinchas, descontos e todas as demais oportunidades. Somos uma equipa de pessoas. Fascina-nos o que é bom - não interessa se de um euro ou de um milhão, se vamos comprar e usar ou apenas sonhar.
Olhando para trás, tem sido uma viagem com muito trabalho. Atingimos em 1 ano os objetivos que pretendíamos. Somos hoje em audiência já uma das 3 marcas de lifestyle mais lidas em Portugal, muito perto de 1 milhão de leitores/mês. A equipa desdobra-se e ramifica-se, intensifica-se como especialista que é, complementa-se; acima de tudo, apaixona-se com o que faz. E para além dos jornalistas haverá novidades de contributos de pessoas diferentes mais à frente.
1 ano depois do seu lançamento, continuamos com esta Versa para que não seja necessária no sentido funcional que o termo também guarda, como apenas uma agenda que se traz na mala, mas sim aquela presença para muitos leitores e seguidores no jeito afetuoso de quem nos faz falta quando passa um dia sem os vermos, sabermos deles, ouvirmos-lhes as histórias, a voz, a sua presença que nos alegra e enriquece porque trouxe alguma coisa que mais ninguém se lembrou com isso e nos inspirou mais nesse dia. Respondendo à pergunta inicial, faz falta tudo aquilo que faz a diferença.