Marta Ortega
Coolhunting

Marta Ortega: a dona e maior embaixadora da Zara faz 39 anos

A presidente executiva do Grupo Inditex leva uma vida discreta em Madrid, onde vive com o marido e os filhos.

Já lhe chamam a rainha do Grupo Inditex e a grande responsável pela modernização da empresa fundada pelo pai, o empresário Amancio Ortega. Marta Ortega celebra hoje dia 10 de janeiro, 39 anos e é atualmente uma das empresárias de maior sucesso, depois de em abril de 2022 ter assumido a presidência do Grupo, de que faz parte marcas como a gigante Zara.

Vive em Madrid com o marido e os filhos, e é a partir da capital espanhola que comanda todos os negócios da multinacional de moda. Herdou uma empresa revalorizada em 900%, com 6.500 lojas espalhadas pelo mundo, 80% de lucro e a melhor margem de negócio em 10 anos. Mas perante os que podiam questionar a sua capacidade de gestora, a discreta Marta Ortega já deu provas do seu valor. E quase sempre, vestida pela Zara. 

Entre as mudanças que a empresária introduziu estão, por exemplo, a abertura de Flagship stores, como a loja Zara inaugurada na Edificio España, na Plaza de España, em Madrid, onde a experiência de compra é absolutamente tecnológica, sendo que através do telemóvel é possível , localizar produtos, comprar, devolver roupas ou levantar encomendas.

E tendo a Zara como a marca mais forte do grupo, foi Marta Ortega que a tornou ainda maior, ao levá-la para a alta costura, numa parceria Narciso Rodríguez x Zara, com uma coleção cápsula. E a modelo Kaia Gerber já está a vender 30 dos seus desenhos para a coleção Kaia X Zara. Podiamos ainda falar de outras colaborações como a com o fotógrafo Steven Meisel, com a realizadora britânica Charlotte Gainsbourg ou com as modelos Kate Moss e Irina Shayk.

Discreta na sua vida privada, empenhada em dar continuidade ao império criado pelo pai e motivada a dar um futuro ao Grupo, tem sido a responsável pelo sucesso nas vendas online, mas também em temas como a sustentabilidade, com projetos como o Join Life, uma iniciativa que usa fibras celulósicas mais sustentáveis e algodão sustentável.

Coolhunting

Street Style: Girls dinner (out)fits

Jantar fora- com amigas é desculpa que chegue para a escolha do melhor look! Stand out, parece ser a única regra.

Coolhunting