Criada por Jantje Friese e Baran Bo Odar, a dupla que assina o aclamado thriller sobrenatural Dark, há uma nova série de terror prestes a chegar à Netflix. Falamos de 1899, produção que fica disponível no catálogo da plataforma de streaming esta quinta-feira, e que conta no elenco com o ator português José Pimentão (Al Berto) e parece deixar-nos a puxar pela cabeça à medida que a história vai avançando.
O enredo passa-se na viragem para o século XX e transporta os espectadores até um navio a vapor que se prepara para fazer a travessia do Atlântico até Nova Iorque. Num ambiente repleto de personagens diversas e internacionais (um casal francês em lua de mel, um padre espanhol, uma geisha e uma médica inglesa), os primeiros episódios podem fazer crer que se está perante uma história familiar, escreve o Financial Times, num artigo publicado no início da semana.
Mas rapidamente se percebe que a trama está prestes a mudar quando o capitão do navio (Andreas Pietschmann) decide ir atrás de um pedido de socorro de uma embarcação desaparecida há quatro anos. E é neste ponto que tudo se complica na narrativa e para quem vê: os enigmas, alucinações e flashbacks sucedem-se, detalha o mesmo artigo, entrando-se numa “armadilha metafísica flutuante que parece desafiar a lógica e embrulhar a realidade”.
Sobre a nova produção, os criadores não adiantaram muitas novas informações nas entrevistas concedidas até agora. Apenas que o universo explorado em Dark não está presente e que não se relaciona, em qualquer medida, com esta história. A única semelhança, reconhecem, é o facto de o âmago da série se centrar novamente em torno de um mistério que tem de ser desvelado. Miguel Bernardeau (Elite), Emily Beecham, Mathilde Ollivier, Anton Lesser e Isabella Wei são alguns dos nomes que compõem o restante elenco.