Se Thomas Edison soubesse que, quase 150 anos depois de ter inventado o fonógrafo, o gira-discos seria ainda um objeto de desejo, talvez não acreditaria. Mas a verdade é que os gira-discos servem hoje as casas dos amantes de música e de colecionadores de vinis, e até são usados por muitos DJs e outros artistas que apreciam o som analógico. A cultura do vinil tem de renascido nos últimos tempos, acompanhando também o desejo pelo retro. Agora, até aos folhetos de supermercado chegaram.
Não é no Lidl ou Mercadona, é sim no Aldi que encontras o novo gira-discos, num estilo retro que aliando um design antigo e moderno, e ainda com sistema Bluetooth que revela a adaptação à Era digital. Tem ainda ligação via USB ou cartão SD, permite conversão direta para MP3 sem necessidade de computador e também orientar a velocidade de reprodução de 33 1/3, 45 e 78 RPM.
Contudo, o gira-discos retro com Bluetooth não é um simples dispositivo de reprodução de música. É também um elemento de decoração, que traz o estilo retro para dentro de casa, assim como tem acontecido com outros sistemas de música, entre eles, as colunas Marshall.
Para trazeres de volta o período áureo do gira-discos, entre as décadas de 40 e 60, só tens de ir ao Aldi e pegar na novidade do folheto. Está disponível a partir desta quarta-feira, 21 de agosto, por €49,99. Tem três anos de garantia.