A pandemia foi o pretexto para dar maior atenção às plantas dentro de casa, tendência que ainda permanece no período pós-pandémico, com 60% dos portugueses a ter pelo menos uma, segundo um relatório da Klarna, divulgado pela Marketeer.
Plantar hortícolas em casa não exige que se tenha um quintal ou um jardim. Basta escolher um vaso que permita o crescimento do que é cultivado e sementes de hortícolas de qualidade para fazer tudo funcionar.
Reunimos uma seleção de alimentos que se pode fazer crescer em casa, segundo a Russh e a marca portuguesa Agriloja, do grupo português Agris. Dizemos-te também como levar a plantar pequenas hortílas dentro de casa.
1. Alface
Começamos com um hortícola fácil de plantar num apartamento, podendo ser cultivado durante todo o ano, variando a estação (verão ou inverno) conforme a variedade da alface indicada na embalagem das sementes. Devem depois ser plantadas num vaso coberto de solo rico em materiais orgânicos.
Idealmente, o vaso deve estar num local que receba bastante luz solar e as sementes devem ser colocadas com uma ou duas semanas de intervalo para teres sempre alface disponível.
2. Espinafres
Tal como a alface, os espinafres podem perfeitamente crescer dentro de casa em vasos. Depois de ficarem de molho durante oito horas, as sementes devem ser colocadas a uma profundidade máxima de três centímetros e basta esperar cerca de duas semanas para ver as primeiras folhas a germinar.
3. Tomates cereja
Com alface, espinafres e tomates cereja já se consegue uma salada bem composta a partir dos vasos que se encontram dentro de casa. A melhor altura para plantar este tipo de tomate é no verão, porque se desenvolve melhor no calor e com muita luz solar. Por essa mesma razão, deve ficar perto de um telhado ou no parapeito da janela.
Para dar início ao processo, escolhe um que vaso grande, fura-o na base, coloca uma camada de argila ou outro material de boa drenagem e de seguida as sementes.
4. Acelga
Arranja um vaso largo, não fundo, e coloca as sementes da acelga em água. Deixa-a crescer e quando estiver no ponto certo de colheita, basta cortar as folhas e esperar que volte a crescer mais quantidade deste legume ideal para pôr na sopa.
5. Rabanete
Há rabanetes que devem ser plantados no final do verão e outros no início da primavera. Adquiri-las é o primeiro passo para semear, seguido de colocá-las numa floreira grande, a 20 centímetros de profundidade. Rega diariamente e ao fim de 30 dias estarão prontos a comer.